O detector de painel plano de silício amorfo é composto principalmente de um cintilador e um corpo fotossensível e uma matriz TFT.
O princípio do silício amorfo é que, após a exposição ao raio X, o cintilador converte os fótons do raio X em luz visível.
Então, a camada de silício amorfo converte a luz visível em um sinal elétrico por meio da ação de um fotodiodo, detecta a matriz por meio de TFT e, finalmente, obtém uma imagem digital por meio da conversão A/D.
Em termos gerais, a clareza e a nitidez da imagem das placas de selênio amorfo são melhores do que as das placas de silício amorfo.
O detector de painel plano de selênio amorfo tem requisitos muito altos para o ambiente de trabalho durante o uso, com uma vida útil mais curta em comparação aos painéis planos de silício amorfo, uma taxa de falha mais alta e custos de manutenção mais altos do que os detectores de painel plano de silício amorfo.
O efeito de imagem dos detectores de selênio amorfo é melhor do que o de silício amorfo, com imagens mais claras e nítidas.
No entanto, a tecnologia dos detectores de painel plano de selênio amorfo ainda não é estável, o que tem requisitos muito altos para o ambiente de uso e altos custos de manutenção.
Portanto, atualmente, os detectores de painel plano de silício amorfo ainda são o mainstream no mercado.