O que a falta de selênio faz no corpo?
Mia Lourenço
2025-08-21 10:22:42
Count answers
: 28
A falta de selênio no organismo pode levar a problemas como fraqueza muscular e fadiga, problemas de tireoide, enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de fertilidade, queda de cabelo, unhas fracas.
Os sintomas da deficiência de selênio nem sempre são percebidos imediatamente e podem ser sutis e inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico.
Quando os níveis de selênio estão baixos no organismo, isso pode indicar a deficiência do mineral no corpo.
Isso pode levar a problemas de tireoide, enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de fertilidade.
A deficiência do mineral também pode causar queda de cabelo, unhas fracas.
Além disso, a falta de selênio pode causar fraqueza muscular e fadiga.
Os sintomas da deficiência de selênio podem ser sutis e inespecíficos.
Portanto, ao identificar algum desses sintomas, é importante buscar orientação especializada para realizar exames e investigar as causas.
A análise dos níveis de selênio no organismo pode ser indicada em algumas situações para determinar alguns diagnósticos, tais como suspeita de deficiência ou excesso de selênio, doenças relacionadas à tireoide, problemas de fertilidade, doenças autoimunes, uso de medicamentos que podem interferir na absorção de selênio, check-up médico anual.
Leonor Freitas
2025-08-13 03:42:49
Count answers
: 22
A deficiência de selênio pode estar presente em situações relacionadas à falta de consumo adequado, à dificuldade de absorção do mineral ou naqueles que utilizam cronicamente uma forma de nutrição parenteral.
E a deficiência de selênio pode levar a diversos problemas de saúde, tais como:
Fraqueza muscular e fadiga;
Problemas de tireoide;
Enfraquecimento do sistema imunológico;
Problemas de fertilidade;
Queda de cabelo;
Unhas fracas.
Os sintomas da deficiência de selênio nem sempre são percebidos imediatamente e podem ser sutis e inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico.
Por isso, ao identificar algum desses sintomas, é importante buscar orientação especializada para realizar exames para investigar as causas.
Wilson Pinto
2025-08-05 00:35:56
Count answers
: 24
Dada a necessidade fisiológica do selênio, sua carência acarreta uma série de disfunções no organismo, como as mialgias (dores musculares), e, em casos mais graves, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
As suas funções são relacionadas ao equilíbrio de oxirredução (ação antioxidante), com ações em reações essenciais na regulação e defesa do organismo, na formação e regulação de hormônios da tireoide, na produção de espermatozoides e na resposta imunológica.
A necessidade de suplementação com selênio está associada aos processos antioxidantes em que as selenoproteínas estão relacionadas.
Quantidades pouco maiores ou menores do que a ideal podem provocar prejuízos para a saúde.
A quantidade necessária para cada pessoa pode variar muito de acordo com sua característica genética, o padrão de consumo e a presença de outros metais.
Matheus Antunes
2025-07-26 23:01:13
Count answers
: 22
A deficiência de selênio é rara e é causada pelo consumo insuficiente do mineral selênio.
O selênio atua em conjunto com a vitamina E como um antioxidante.
Pessoas com deficiência de selênio são mais propensas a apresentar a doença de Keshan, uma infecção viral que afeta principalmente crianças e mulheres jovens.
Crianças em fase de crescimento que apresentam deficiência de selênio podem vir a ter uma doença incapacitante e de progressão lenta das articulações e dos ossos (doença de Kashin-Beck).
A deficiência de selênio pode agir em conjunto com a deficiência de iodo e causar bócio e tireoide hipoativa (hipotireoidismo) em pessoas que têm ambas as deficiências.
A deficiência de selênio pode causar dor e sensibilidade muscular.
A falta de selênio causa danos às paredes do coração, dando origem à miocardiopatia.
O selênio é necessário para a tireoide funcionar normalmente.
O selênio pode ajudar a proteger contra alguns tipos de câncer.
O selênio ajuda a proteger as células contra lesões causadas pelos radicais livres, que são subprodutos reativos da atividade celular normal.
Nicole Pereira
2025-07-26 22:54:08
Count answers
: 19
Em caso de deficiência do selênio, os primeiros sinais são fraqueza muscular e fadiga contínua. Com o tempo, provoca falta de estímulos à glândula tireoide, levando-a a funcionar em níveis bem abaixo do adequado. A deficiência de selênio pode ser devido à ingestão insuficiente, podendo resultar em arritmia cardíaca, menor resistência a infecções, fraqueza muscular, anemia, osteoartrite. Em princípio, a deficiência de selênio só ocorre nos seguintes casos: em pessoas cujos alimentos principais vêm de áreas com solos pobres em selênio; em pessoas com nutrição parenteral não enriquecida com selênio por períodos prolongados; em pessoas com doenças intestinais graves, como doença de Crohn ou colite ulcerativa. Associada a uma deficiência de iodo, pode levar ao hipotireoidismo.