Quando o corpo está fazendo atividade física, como cardio, é comum que a frequência cardíaca aumente, ou seja, que os batimentos do coração fiquem mais acelerados. Isso acontece porque o organismo passa a exigir mais oxigênio e nutrientes para garantir o funcionamento adequado dos músculos durante a atividade. É quando o coração precisa acelerar para bombear mais sangue. Quanto maior a intensidade do movimento, maior a frequência cardíaca.
Nas atividades leves, os batimentos aumentam um pouquinho. Nas moderadas, o aumento vai ser maior do que o normal. Já nas vigorosas, o coração tende a acelerar bastante. Além da mudança na frequência cardíaca, ocorre alteração na frequência respiratória, justamente porque durante o movimento o corpo está demandando mais oxigênio.
A respiração é um fator muito importante durante a prática de atividade física. Sendo assim, é normal se sentir ofegante durante e após realizar essas atividades. A maneira de observar é a mesma para os batimentos cardíacos: em atividades leves, a mudança na respiração também é leve. Nas moderadas, o aumento é um pouco além do normal. E nas vigorosas, a mudança é maior.
Se for possível conversar, ela é leve. Se sentir alguma dificuldade, ela é moderada. Agora se falar ficar muito difícil, a sua atividade é vigorosa. Se você conseguir cantar uma música, a sua atividade é leve. Nas atividades moderadas e vigorosas, isso não é possível.
Identificar a intensidade da sua atividade física nada mais é do que saber a percepção do esforço físico. Por isso, ao final da prática, dê uma nota de 0 a 10 para o nível de esforço que você precisou empregar para realizar essa atividade. Se você perceber que seu esforço está entre 1 e 4, a atividade foi leve. Entre 5 e 6 já podemos classificar como moderada. Agora, se foi acima de 7, ela é vigorosa.