O treino com pesos é usado por milhões de pessoas para adaptarem os músculos do seu corpo a um esforço que aumenta progressivamente.
Este método de treino torna possível alcançar toda uma série de objetivos, como o aumento da força máxima, o aumento da resistência e massa muscular.
Como vimos, tal é possível, simplesmente, variando cargas e repetições.
O treino com pesos é, por isso, muito mais flexível e variado do que poderia pensar e isso é, sem dúvida, uma vantagem.
O aumento da massa magra e o exercício são um forte estímulo para as atividades metabólicas.
Mais músculos teremos e mais calorias consumiremos ao longo do dia, independentemente da idade, da função da tiroide e do nível de atividade física.
A melhoria da tonificação muscular ajuda a queimar mais calorias, mesmo durante o exercício.
Quando praticamos desporto, o nosso metabolismo aumenta consideravelmente e mantém-se elevado, mesmo várias horas após o fim do treino.
O coração é um músculo e, como tal, a prática de exercício mantém-no em forma, treinando-o para bombear o sangue eficazmente por todo o corpo.
A eficácia da atividade aeróbica para o coração é, agora, um facto.
Demonstrou-se que mesmo os exercícios de força têm um impacto positivo no sistema cardiovascular, já que ajudam a melhorar a pressão arterial e o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Ao melhorarem o metabolismo, eles permitem-lhe perder peso mais rapidamente e obter mais benefícios da atividade aeróbica.