Para obter flexibilidade, é importante praticar os exercícios de alongamento de forma regular, respeitando o mínimo de 30 segundos em cada postura. Para ajudar na rotina, alguns exemplos de exercícios estáticos incluem:
Exercício 1, com as mãos apoiadas na parede e as pernas afastadas, flexionando o joelho da perna que está na frente e mantendo o calcanhar da perna de trás apoiado no chão, repetindo o movimento 5 vezes e ficando na posição final por 30 a 45 segundos.
Exercício 2, afastando as duas pernas e projetando o tronco para frente, flexionando um pouco mais o joelho enquanto o quadril relaxa na direção do chão, fazendo o movimento 5 vezes e mantendo a postura final de 30 a 45 segundos.
Exercício 3, apoiando o pé esquerdo sobre a coxa direita e mantendo o apoio longe da patela, relaxando a perna direita e mantendo o joelho afastado do tronco, mantendo a posição por 45 segundos e depois trocando o posicionamento das pernas.
Exercício 4, afastando as pernas e mantendo a curvatura natural das costas, movimentando os pés flexionando e estendendo, girando para ambos os sentidos, e luego escorregando o braço direito na direção do pé enquanto o braço esquerdo sobe, fazendo o movimento de maneira suave e aumentando a intensidade e a velocidade, ficando na posição final por 45 segundos e repetindo para o outro lado.
Esses exercícios devem ser realizados de forma regular na rotina, de preferência respeitando o mínimo de 30 segundos em cada postura, para obter os benefícios da flexibilidade na corrida.