Treinos de 30 minutos diários com uma intensidade moderada alta, tem um poder enorme para ajudar a pessoa a gastar muitas calorias.
Vale a pena, sim, conciliar o treino de musculação com aeróbico para perder mais calorias, pois ter diferentes meios para realizar trabalho, gastando muitas calorias pode ajudar a pessoa sair da monotonia e estimulá-la com diferentes exercícios.
Quanto maior for o trabalho realizado durante os treinos, maior será o gasto calórico, entretanto muitas vezes não conseguimos fazer muito trabalho devido à fadiga que também cresce.
Assim, hoje, as recomendações são: realizar treinos diários de alta intensidade e curta duração para promover grande gasto calórico.
Para calcular as calorias de forma geral para musculação, precisamos de três informações: MET, duração e o peso corporal da pessoa.
Considerando que um treino de musculação intenso gaste seis MET's, uma pessoa de 70 kg durante 60 minutos o seu gasto calórico por hora será: (MET da musculação x peso corporal)/60) x tempo da musculação(mínimo) = 420 kcal/h.
O treino de musculação é vital para que ocorra o crescimento dos músculos e, ao mesmo tempo, é útil para perder gordura e auxilia no aumento da massa muscular, o que faz com que o corpo consuma mais gordura em tempo de descanso.
A OMS recomenda realizar de três a cinco vezes por semana uma atividade de intensidade moderada a vigorosa para que se conquiste uma boa saúde.
Exercícios que envolvem massa muscular como agachar, empurrar, puxar e salto potencializam o objetivo do emagrecimento.
Assim, a nossa energia é obtida da gordura.