Dessa forma, sabemos que o Pilates pode sim contribuir para que haja a redução da circunferência abdominal através da sua mecânica respiratória, além de deter de exercícios que recrutam músculos abdominais permitindo ao praticante perder barriga.
Os exercícios que exigem maior recrutamento muscular no Pilates são os que mais demandam gasto energético.
Os abdominais com isometria como prancha, prancha lateral e suas adaptações com movimentos de membros inferiores e superiores, bases instáveis como a bola, são bons exemplos de exercícios que exigem grande esforço físico e com isso maior quebra de moléculas de gordura, e como consequência podemos perder barriga.
No entanto, é interessante que o aluno esteja ciente da necessidade de haver um equilíbrio nutricional, não ingerindo mais do que o seu gasto calórico com exercício físico.
Por isso, é aconselhado manter uma dieta com profissional da saúde, além de uma prática de exercício físico regular para atingir o objetivo de forma saudável e gradual.
Como também intervalar a prática do esforço físico com um intervalo ativo, permitindo que durante toda a sessão de Pilates o praticante tenha sua média de FC elevada e dentro ou próxima a faixa de maior taxa de oxidação de triglicérides.
Dentre as alternativas de melhor ajuste poderíamos propor uma maior intensidade na realização do exercício elevando assim o percentual da FCmáx para atingir a intensidade adequada e permitir uma maior taxa de oxidação de triglicérides.
O corpo precisa encontrar o equilíbrio pois se comemos menos do que nos exercitamos, o corpo fica em déficit de calorias, mas também se comemos mais do que nos exercitamos, ele acumula gordura.
Os dois pilares fundamentais do emagrecimento são a alimentação balanceada e atividade física combinada.
Com o Power House bem acionado devemos obter a estabilidade suficiente sem perder a mobilidade necessária para o corpo se mover de forma econômica e saudável.
Isso permite moldar e definir melhor a região abdominal e da cintura, promovendo uma melhora na definição muscular nessas regiões.
Para perder calorias é preciso acelerar o metabolismo.
Para perder barriga o corpo também precisa perder calorias.