Cuidar dos ombros com a prática de exercícios corretos é fundamental para o fortalecimento e estabilidade muscular, além de ajudar na prevenção das dores nas costas.
É possível manter os ombros mais fortes, mais estáveis e com menos riscos de causar lesões como a bursite ou a tendinite, por exemplo.
O principal cuidado é com a sobrecarga, não exagerar nos pesos, lembrar sempre de realizar o movimento correto e trabalhar também a amplitude do exercício corretamente, sempre com a supervisão de um profissional de educação física.
A série de exercícios depende do nível do aluno: iniciante, intermediário e avançado, com ou sem dores no ombro.
Iniciantes: 2 séries de 12 - 15 repetições
Intermediários: 3 séries de 6 - 10 repetições
Avançados: 3 séries de 8 - 12 repetições
Existem diversos exercícios que podem ajudar a fortalecer os ombros, como elevação lateral do ombro, elevação frontal, encolhimento de ombros, Arnold press, desenvolvimento na máquina com pegada fechada, remada alta no cross, remada unilateral no cross com pegada média, rotação externa de ombros, rotação interna de ombros, elevação frontal barra H, elevação de ombros banco inclinado, elevação unilateral no cross, crucifixo inverso na máquina, crucifixo inverso unilateral no cross e remada pegada aberta.