Como é o fortalecimento do core?

Laura Barbosa
2025-08-04 06:06:43
Count answers
: 16
O core é o centro do nosso corpo e uma parte muscular importante de ser trabalhada.
São, basicamente, os músculos abdominais, da região lombar, pélvis e quadril que sustentam o tronco e o mantém estável.
Os músculos do core, quando fortalecidos e acionados de forma correta, dão suporte para a coluna e quadris evitando o estresse nessa região, além de joelhos e tornozelos.
Os exercícios focados no core definem o abdômen e modelam a cintura, além de auxiliar no funcionamento dos órgãos internos.
Confira cinco exercícios elaborados pela personal trainer Juliana Izahias para deixar o core em dia: 1 – Abdominal Supra: O mais simples de todos, ideal para quem está iniciando.
2 – Abdominais Oblíquos: Exercita a parte lateral (oblíqua) do abdômen, responsável pela rotação do corpo.
3 – Prancha ou Ponte: Consiste na resistência do corpo contra a gravidade, o que irá forçar a musculatura abdominal a dar sustentação para a coluna vertebral.
4 – Abdominal “Tesoura” (inferiores): Esse abdominal trabalha a região pélvica.
5 – Nado ou Swimming: Exercício utilizado em aulas de met pilates, é uma versão do método pilates onde os exercícios são praticados somente no chão, ao invés de serem executados nos equipamentos.

Iara Lima
2025-08-04 03:15:10
Count answers
: 20
O tronco é o conjunto dos músculos que estabilizam o torso e as ancas.
O tronco inclui os oblíquos interiores e exteriores, o abdominal transverso, os sacroiliolombares, o multífido, os glúteos e o pavimento pélvico.
Fortalecer todos estes músculos pode melhorar a tua postura e a estabilidade, aperfeiçoar a tua forma e ajudar-te a tornares-te um corredor em melhor forma, mais rápido e mais eficiente.
De facto, um estudo publicado em The Journal of Strength and Conditioning Research comprova que o treino de força consistente para o tronco aumenta a velocidade.
Outro estudo publicado em PLOS One apurou que pode melhorar a resistência e a eficiência de corrida.