Para relaxar, você pode praticar esportes, conversar com familiares ou amigos, cultivar um hobby, dormir mais ou passar mais tempo com amigos.
Mas, se precisar de algo mais imediato, existem cinco técnicas de relaxamento que podem ser empregadas a qualquer momento.
1. Respiração diafragmática: faça entre 5 e 10 inspirações e expirações abdominais, de modo lento e profundo, a partir do diafragma.
Respire pelo nariz e expulse o ar pela boca, e concentre-se em esvaziar completamente os pulmões antes de inspirar novamente.
2. Relaxamento muscular progressivo: é uma técnica para redução da ativação fisiológica que se mostrou eficaz para o tratamento dos transtornos de ansiedade e outras desordens emocionais.
Consiste em aprender a reduzir a tensão muscular realizando exercícios de tensão, pouco intensos e breves, e de relaxamento, mais longos.
3. Visualização positiva: é uma variação da meditação tradicional, onde se põe a imaginação em marcha, pensando em situações que gostaríamos de viver ou lembrando momentos felizes do passado.
É aconselhável recorrer aos sentidos para tentar imaginar o cheiro, o tato e os sons da cena.
4. Rir e sorrir: contribuem para a liberação de dopamina, endorfinas e serotonina, que relaxam o corpo, reduzem o ritmo cardíaco e diminuem a tensão arterial.
5. Yoga e pilates: se praticados com seriedade, ambas podem nos ajudar a alcançar um estado de relaxamento que nos permita controlar o estresse e a ansiedade.