:

Quais são os movimentos do treinamento funcional?

Alexandre Gonçalves
Alexandre Gonçalves
2025-08-05 11:53:22
Count answers : 24
0
O treino funcional compreende três fases distintas: Aquecimento, Treino Funcional e Resfriamento e Alongamento. Nesta fase, a ênfase recai sobre a execução efetiva do treino funcional, abrangendo atividades como agachamentos, levantamento de peso e exercícios com cordas, dependendo da natureza da aula. É aqui que a pessoa vai de fato fazer o treino funcional. Dependendo da aula, a pessoa pode fazer agachamento, levantamento de peso, exercícios com cordas entre outras atividades. Parte principal: um trabalho mais pesado, prevalecendo exercícios que envolvam velocidade, resistência e força. Não esquecendo que muitos exercícios são complexos e trabalham várias qualidades juntas (flexibilidade, coordenação, equilíbrio, velocidade, resistência e força).
Ângelo Henriques
Ângelo Henriques
2025-08-05 10:40:40
Count answers : 22
0
Um treino considerado funcional trabalha os músculos de forma integrada, usando de movimentos naturais do corpo para melhorar a força, a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória e a agilidade. Com um treino funcional equilibrado, é possível fortalecer toda a musculatura de forma dinâmica, ganhando em flexibilidade, em agilidade e em mobilidade, diminuindo assim o risco de lesões musculoesqueléticas e de dores musculares pós-treino e prova. Por ser um método de treino cujo foco são os movimentos naturais do corpo, o treinamento funcional não precisa de equipamentos, halteres, anilhas ou aparelhos, sendo realizado apenas com o peso e com os movimentos corporais. Circuito de treino funcional Esta sequência de exercícios do vídeo abaixo reúne um total de oito exercícios variados de movimentação, agilidade e força explosiva e isométrica. São eles: Quad stretch: um exercício de alongamento para a região dos membros inferiores; Hip opner: outro exercício de alongamento, principalmente para a região do quadril; Hamstring scoop: um exercício de alongamento dinâmico que envolve membros superiores, inferiores e o core; Walking lunge: este movimento de alongamento dinâmico favorece o desenvolvimento de força nos membros inferiores; Deep squat: um exercício isométrico, o seja, sem movimento, feito como um agachamento que deve ser sustentado fixamente na metade da posição; Bulgarian split squat: exercício de força e de explosão para os membros inferiores; Single leg hop: outro movimento dinâmico, que favorece o alongamento, a flexibilidade e a explosão; Box jump: o salto na caixa favorece o ganho de explosão e de condicionamento. Estes exercícios podem ser realizados em forma de circuito, com 10 a 15 repetições para cada movimento, até três vezes na semana. O ideal é consultar um profissional da educação física para obter uma série de treinamento adequada às suas necessidades.

Read also

Quais são os movimentos funcionais?

Toda vez que movimentamos nosso corpo precisamos de uma ação integrada envolvendo pele, articulações Read More

Qual a diferença entre treino funcional e Cardio?

Diferenças da Funcional para Aeróbica Os exercícios aeróbicos detêm um efeito grande sobre a queima Read More

Lara Amorim
Lara Amorim
2025-08-05 09:43:21
Count answers : 12
0
O treino funcional baseia-se em exercícios básicos, tais como: Correr; Saltar; Escalar; Gatinhar; Girar; Empurrar; Puxar. O treino funcional tem um foco no exercício e na carga corporal, em padrões de movimento funcionais em relação aos exercícios tradicionais, efectuados em máquinas ou com pesos externos ao corpo. Padrões funcionais deste treino, reproduzem movimentos normais do dia-a-dia, verificando-se uma força do próprio corpo. Quando apareceram os ginásios, com as respectivas máquinas de treino, começou a constatar-se que após um dia de trabalho, a maioria das pessoas sentava-se também numa máquina de exercício a trabalhar um grupo muscular isolado, não sendo o exercício necessariamente bem executado, e mantendo durante muitas horas a mesma posição corporal. Posto isto, surgiu a necessidade em criar um treino funcional, utilizando o peso corporal, em diferentes ângulos e planos de movimento.