:

Qual a diferença entre treino funcional e Cardio?

Tomás Vicente
Tomás Vicente
2025-08-05 15:22:11
Count answers : 20
0
Diferenças: Foco: Cardio foca na capacidade cardiorrespiratória, enquanto funcional foca no desempenho em atividades do dia a dia. Metodologia: Cardio utiliza exercícios aeróbicos, enquanto funcional utiliza exercícios multiarticulares e dinâmicos. Equipamentos: Cardio geralmente utiliza menos equipamentos que funcional. Duração: Treinos de cardio geralmente são mais longos que treinos funcionais. Se você busca melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória e resistência cardiovascular, o cardio pode ser uma boa opção. Se você busca melhorar o seu condicionamento físico geral e prevenir lesões, o funcional pode ser a melhor escolha. O ideal é combinar os dois tipos de treino em sua rotina para obter os melhores resultados.
Paulo Reis
Paulo Reis
2025-08-05 14:32:40
Count answers : 21
0
Diferenças da Funcional para Aeróbica Os exercícios aeróbicos detêm um efeito grande sobre a queima de calorias. Suas atividades têm intensidade mais baixa que a da funcional, que trabalha justamente com foco no intensivo. Apesar de frequência mais baixa possuem maior duração, que acarreta na maior perda de gordura. O treinamento funcional não fica muito atrás na diminuição de gordura, porém tem desempenho maior na tonificação dos músculos. Fortalece-os e traz mais flexibilidade ao corpo. Uma hipertrofia muito mais eficaz do que a aeróbica pode proporcionar. Devido ao seu método de trabalhar a respiração durante um período longo de tempo, os exercícios aeróbicos têm maior fortalecimento nos músculos que auxiliam o sistema respiratória. Já a funcional trabalha mais partes do corpo ao mesmo tempo, sendo esse seu principal foco. Torna os treinos mais diferenciados e menos monótonos. A escolha entre o treinamento funcional e os exercícios aeróbicos vai depender das metas que você vai traçar para seu corpo. O melhor método só irá depender do que busca para si e para que finalidades deseja. A manutenção de atividades físicas pode ser feita apenas por exercícios aeróbicos, que requerem muito menos na prática e no custo. Mas se o objetivo vai mais além, na visão de um corpo mais atlético, os exercícios funcionais podem servir melhor. Sempre existe a possibilidade de unir as duas práticas aliando os benefícios das duas e tornando a vida muito mais ativa. Na busca pelo corpo pronto pro Verão, vale investir em treinos funcionais, que não só definem como também trazem condicionamento físico.

Read also

Quais são os movimentos do treinamento funcional?

O treino funcional compreende três fases distintas: Aquecimento, Treino Funcional e Resfriamento e A Read More

Quais são os movimentos funcionais?

Toda vez que movimentamos nosso corpo precisamos de uma ação integrada envolvendo pele, articulações Read More

Alexandre Gonçalves
Alexandre Gonçalves
2025-08-05 14:02:59
Count answers : 21
0
O treino funcional se tornou uma tendência justamente por apresentar-se como uma proposta diferente das que vemos nas academias. O treino funcional é por meio de movimentos comuns de nosso dia a dia, como agachar, pular, correr e empurrar, que o praticamente conquista força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento físico. Entre os benefícios do treino funcional estão o auxílio à perda de peso, a prevenção de lesões, a melhoria cardiovascular e a ajuda na redução do percentual de gordura. Já a pessoa que optar pela corrida poderá se beneficiar de um metabolismo mais acelerado e de uma queima eficiente de calorias. Essa modalidade é tão poderosa que ajuda na prevenção de várias doenças, auxiliando também no fortalecimento do miocárdio, o músculo do coração. Além disso, melhora o humor, reduz a pressão arterial, regula o apetite, proporciona qualidade de sono e ajuda a ganhar resistência.
Carlota Nogueira
Carlota Nogueira
2025-08-05 09:38:45
Count answers : 28
0
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, cria uma infinidade de variações e acabam com a monotonia, tornando inclusive o corpo mais inteligente. Mas será que todos esses benefícios vão colocar fim aos halteres e anilhas? Não, se o objetivo é aumentar a massa muscular ou conseguir resultados estéticos em pouco tempo. A musculação é muito eficiente para a hipertrofia, que não é o objetivo central do funcional. Ao contrário do funcional, a musculação consegue trabalhar os grupos musculares isoladamente e com mais especificidade. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), a musculação também exerce um impacto direto sobre as atividades da vida diária que exijam um percentual da capacidade muscular para serem executadas. Um programa feito de duas a cinco vezes por semana gera benefícios no condicionamento físico, aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura, se aliado a uma dieta adequada. Segundo o professor Saulo, o treinamento praticado com dedicação, agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética. No funcional a hipertrofia se dá de maneira sistêmica e harmônica, tanto da parte superior quanto inferior do tronco. O treinamento funcional é muito mais completo para garantir o condicionamento físico para as atividades diárias, e pode sim ser substituto da musculação. Você não vai ficar com corpo de fisiculturista fazendo treinamento funcional, mas certamente vai ter força em todo o corpo. O funcional até pode trazer definição, mas não trabalha o volume. Ele inclusive recomenda a prática dos dois métodos em paralelo, para garantir condicionamento físico, força, potência e definição musculares.

Read also

Quais são as 3 fases que compõem um treinamento funcional?

3 Etapas do Treinamento Funcional Pode ser composto de aquecimento leve, ativação do CORE, alongamen Read More