Para fortalecer o coração, inclua na sua dieta alimentos ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração.
No caso do coração e sistema cardiovascular, os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos.
Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos.
O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.
A linhaça é considerada um alimento funcional, isto significa que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A linhaça é uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 (antioxidantes) e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose (níveis de açúcar) no sangue.
A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis, as fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares.
Os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõe é monoinsaturada, esta tem um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos do colesterol LDL, o “mau”, e aumentando o HDL, o “bom colesterol”.
O azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.
Para ter um coração mais forte, é necessário manter uma dieta equilibrada rica em ácidos graxos, antioxidantes, potássio, fibras, vitaminas e minerais. Consumir peixes gordurosos, frutas vermelhas, nozes e sementes regularmente. Beber vinho com moderação e, exerça-se regularmente.