:

Como funciona o Pilates?

Jorge Campos
Jorge Campos
2025-08-27 10:04:56
Count answers : 22
0
O pilates trabalha com seis princípios básicos criados por Joseph, responsáveis por melhorar o desempenho do exercício e proporcionar mais vantagens ao praticante. Concentração: a fim de trabalhar o corpo físico, é preciso estar presente também com a mente, pois é ela quem comanda toda a ação. Respiração: ela é a responsável por renovar a circulação do ar, oxigenando o sangue e ajudando no controle dos movimentos durante os exercícios. Controle: de acordo com Thiago, o domínio muscular preconizado pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Precisão: A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é uma condição essencial do pilates. Centro de força: todas as pessoas têm um grupo de músculos composto por abdome, lombar, quadris e glúteos, e Pilates chamou esse conjunto de "casa de força". Fluidez: No método, não existem movimentos estáticos e isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Ele trabalha o realinhamento postural, promove a consciência corporal e desenvolve a coordenação motora, a concentração e a respiração. Além disso, favorece o aspecto lúdico dos exercícios e o equilíbrio articular. Também reabilita e dá mobilidade funcional às pessoas.
Joana Lopes
Joana Lopes
2025-08-15 00:58:56
Count answers : 18
0
Pilates é um método de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates, que tem se tornado cada vez mais popular por seus benefícios físicos e mentais. A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core — região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência. Mas existem alguns elementos que tornam o Pilates único, como o foco na respiração e a repetição sem esgotar os músculos. O Pilates é um método de exercícios criado na década de 1930 pelo alemão Joseph Pilates que busca fortalecer o corpo e o "core" ou núcleo, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência. Originalmente, se chamava “controlologia”, que significa o controle do corpo pela mente.
Cristiana Gaspar
Cristiana Gaspar
2025-08-06 16:20:46
Count answers : 10
0
O pilates é um método de exercícios físicos que trabalha a conexão entre o corpo e a mente promovendo o fortalecimento muscular, a consciência corporal, a dinâmica da respiração, postura física, além de proporcionar maior flexibilidade. O pilates é feito por meio de exercícios que podem ser realizados tanto no chão – o que chamamos de pilates solo – quanto em equipamentos específicos para a técnica, denominado como pilates com aparelhos. As aulas podem ser individuais ou em grupo e podem durar entre 45 e 60 minutos. Nelas, são realizados exercícios que podem proporcionar condicionamento físico e relaxamento ao indivíduo por meio da precisão de movimentos e respiração coordenada e consciente, estabilizando centro de gravidade e otimizando a força dos músculos de forma equilibrada e harmônica. Para Pilates, a força do nosso corpo não está nos nossos braços e pernas, mas sim na chamada powerhouse, região que se localiza nos músculos do abdômen, quadris e região pélvica. Por isso, todos os exercícios têm como foco essa região que dá sustentação para todo o corpo e permite a realização de movimentos mais harmônicos. A concentração ajuda a mente a guiar o corpo de forma consciente, garantindo assim atenção para a parte do corpo que está sendo trabalhada. É preciso que cada movimento seja planejado. Ou seja, a força e a velocidade precisam caminhar lado a lado para evitar lesões musculares. Refere-se ao movimento de cada exercício para que não ocorram fortes impactos. Nesse sentido, eles precisam ser realizados com fluidez e leveza para uma execução eficaz. Conhece a expressão “mais vale um pássaro na mão do que dois voando?”. Aqui, mais vale um exercício preciso e de qualidade do que aquele feito sem propósito. Movimentos precisos são essenciais para uma coluna alinhada, por exemplo. A respiração é fundamental no pilates. Ao controlá-la, você consegue aumentar a frequência dos exercícios e garantir estabilidade em diversas posturas. Por isso, a respiração deve ser fluente, natural e rítmica.