Os exercícios físicos devem ser direcionados para o ganho de massa magra, como musculação e pilates, sempre orientados por um profissional da área de educação física ou fisioterapia.
Já os cuidados com a alimentação, incluem seguir uma dieta equilibrada, contendo todos os grupos de alimentos.
Porém, ao falar de massa magra e combate a sarcopenia, a proteína acaba ganhando destaque.
Várias evidências científicas sugerem que o uso de suplemento contendo whey protein ajuda a ganhar massa magra e melhora o tempo de caminhada dos idosos.
E os resultados são ainda melhores quando o idosos também faz algum exercício físico, como musculação, resultando em aumento de força muscular e melhor desempenho para realizar as atividades de vida diária.
A leucina é um aminoácido essencial, ou seja, não é produzido pelo nosso corpo.
Ela faz parte da composição do whey protein, mas se destaca devido ao seu papel na produção de músculos.
Inclusive, um estudo do periódico Nutrients avaliou a eficácia da administração de leucina na melhora de músculos, força muscular, performance funcional e função do músculo respiratório em idosos institucionalizados.
Após os testes, os autores concluíram que a suplementação com leucina pode ter sido capaz de melhorar a performance física e a função muscular nos pacientes.
Caso sinta que seus músculos estão ficando fracos, o ideal é que você procure um médico ou nutricionista para uma avaliação e orientação mais específicas.