Para ajudar um idoso a andar é importante entender que a vida é movimento, e o principal profissional responsável por garantir que o idoso tenha a manutenção de seus movimentos corporais é o fisioterapeuta especializado. Além de se evitar os fatores como doenças neurológicas degenerativas, acidentes e fraturas, cansaço e fraqueza, falta de flexibilidade e baixo condicionado físico, deve-se buscar uma dieta saudável e a incorporação de exercícios numa programação semanal definida por um profissional, como um fisioterapeuta especializado em idosos.
Se as causas forem físicas, devem ser endereçadas. Se forem psicológicas, devem ficar claras as consequências da falta de movimentação; a saúde física depende sempre da saúde psicológica, é a cabeça que manda no corpo, não contrário.
Também é importante viver em um local seguro e confortável. Se a casa não estiver preparada para evitar quedas ou mesmo facilitar o deslocamento, pode ser necessário adotar algumas modificações para diminuir a insegurança e a dificuldade de locomoção.