Tomar o pequeno-almoço antes de treinar ajuda-o a passar de um estado catabólico para um estado anabólico, algo fundamental para ganhar massa muscular em vez de a perder.
O que é importante, além da qualidade, é a variedade. Primeiro, necessitará de hidratos de carbono de alta qualidade, tais como os que encontramos em cereais integrais e grãos inteiros, fruta e iogurte.
Em segundo lugar, é fundamental incluir algumas proteínas. Além dos frutos secos, das sementes e dos lacticínios, é uma boa ideia incluir ovos e carne na sua primeira refeição. A proteína, juntamente com os hidratos de carbono, dar-lhe-ão uma sensação de saciedade e também o ajudarão a aumentar a sua massa muscular durante o treino.
Em terceiro lugar, não se esqueça de acrescentar fibra. Também aqui são utilizados os grãos inteiros, as frutas e também os legumes, que, além da saciedade, ajudarão a diminuir os lípidos e a controlar o açúcar no sangue.
Por último, mas não menos importante, a hidratação é o segredo. Quer goste de tomar o pequeno-almoço com água, leite, sumos, batidos, café, chá ou o que quer que escolha, não se esqueça de consumir uma boa dose de líquidos na sua primeira refeição do dia.