:

O jejum intermitente faz perder massa muscular?

Sebastião Pacheco
Sebastião Pacheco
2025-06-17 02:26:14
Count answers : 7
0
Jejum intermitente com musculação não piora massa magra. Um artigo trouxe uma revisão sistemática, ou seja, analisou todos os artigos publicados sobre a relação entre jejum intermitente e exercícios de resistência, a musculação, e o impacto dele na massa muscular. Ao final, ele chegou em 5 artigos. Desses, 4 mostraram que o jejum intermitente não impactava na massa muscular e um até mostrou que houve aumento da massa muscular. É preciso alertar, nesse ponto, que o número de estudos ainda é pequeno e, baseado neles, não é possível afirmar que o jejum intermitente, por si só, serve para aumentar a massa muscular. A grande informação é que é possível fazer jejum intermitente e preservar ou até aumentar a massa muscular. Mas isso não depende do jejum intermitente e sim da capacidade do seu organismo em absorver proteína e também do tipo de resposta do seu corpo à musculação que você faz.
Ana Nascimento
Ana Nascimento
2025-06-07 10:08:24
Count answers : 9
0
Para quem tem receio de começar o jejum intermitente e sofrer perda de massa muscular, pode ficar tranquilo, pois todos os estudos acerca desse tipo de dieta indicam que o único objetivo é a perda de gordura corporal. O jejum intermitente se torna um ótimo aliado para quem tem como objetivo o ganho de massa magra. A prática dessa estratégia nutricional estimula a produção do hormônio do crescimento, o GH, que também favorece a hipertrofia muscular. Mas caso contrário, seu organismo pode entrar em um processo catabólico onde ocorrerá a perda de massa muscular. Um profissional poderá traçar a melhor estratégia para você praticar o jejum intermitente, respeitando os limites do seu corpo, além de orientar sobre os melhores horários para praticar atividade física e alimentos permitidos no pré e pós treino.
Francisca Azevedo
Francisca Azevedo
2025-06-07 09:57:50
Count answers : 9
0
O jejum intermitente não impede o ganho de músculo, mas pode tornar mais difícil atingir os requisitos calóricos e proteicos se não for bem planeado. Para ganhar músculo, precisas de consumir mais calorias do que gastas. Com o jejum intermitente, é fundamental escolher alimentos densos em nutrientes e calorias. O músculo precisa de proteína para crescer, recomenda-se 1,6 - 2,2 g de proteína por kg de peso corporal. Se tiver dificuldades em consumir calorias ou proteínas suficientes na janela de alimentação, pode não ser a melhor estratégia para si. Para maximizar os resultados, assegura-te de seguir um treino de força estruturado e comer proteína e calorias suficientes. Para isso, recomenda-se dormir pelo menos 7-9 horas diárias e gerir o stress com técnicas como meditação ou respiração profunda. O jejum intermitente pode aumentar a hormona do crescimento e a sensibilidade à insulina, fatores que favorecem o ganho muscular. No entanto, também pode elevar o cortisol se o estresse e o descanso não forem bem geridos.