O que Paulo Freire dizia sobre ensinar?

Irina Gomes
2025-06-07 20:45:58
Count answers: 6
Ele defendia a utilização da realidade do aluno como ponto de partida para o ensino, apresentando os métodos de alfabetização de forma que o educando pudesse se relacionar com o conteúdo.
Quando ensinou pedreiros analfabetos no Nordeste, utilizou a palavra tijolo como elemento principal nas lições, dividindo-a silabicamente como ti-jo-los.
Depois, suprimia uma das sílabas, como por exemplo "ti", e questionava os alunos se está faltando algo na palavra, utilizando a exclusão e inclusão das sílabas como método de ensino.
Praticamente tudo era escolhido para facilitar o contato entre a realidade do alfabetizando e o aprendizado da alfabetização.
O método de Paulo Freire segue o caminho do método silábico, apresentando as sílabas de forma que o aluno obtenha familiaridade com elas, mas dá destaque para a realidade do aluno.
Ele apropriou-se do método silábico e concedeu-lhe nova interpretação, utilizado por muitos professores que utilizam “as famílias” para alfabetizarem as crianças, por exemplo, a família do “F”: fa, fe, fi, fo, fu.
Read also
- Como deve ser a relação entre professor e aluno?
- O que Paulo Freire fala sobre a relação professor-aluno?
- Como é a relação entre professor e aluno?
- Como elogiar um bom instrutor?
- Como fazer uma avaliação de um professor?
- Qual o tipo de relacionamento entre professor e aluno?
- Quais são 10 dicas para um bom relacionamento entre professor e aluno?