:

Quais são os 5 benefícios do pilates para idosos?

Carlos Morais
Carlos Morais
2025-08-24 13:37:57
Count answers : 22
0
O pilates se encaixa perfeitamente como a atividade física mais indicada para os idosos. Além dos benefícios que proporciona para pessoas de todas as idades, ele oferece a prevenção de problemas peculiares a essa faixa etária. Não é uma atividade de alto impacto, sendo mais seguro contra lesões; Corrige a postura e evita que os ombros caiam e o corpo se projete para frente, causando dores crônicas, problemas na coluna vertebral, e até diminuição óssea; Reduz as dores, principalmente nas articulações. Fortalece o corpo, já que com a idade ele tende a se tornar mais frágil. Aumenta a flexibilidade, que costuma se perder gradualmente; Aumenta o equilíbrio, já que com a perda de força o corpo não consegue se estabilizar, e o idoso pode ficar suscetível a quedas; Ajuda na reabilitação de patologias existentes, por fortalecerem a musculatura, mudando o quadro clínico. Ativa o cérebro. Oferece consciência corporal ao idoso, que aprende como ele funciona, e ensina a utilizá-lo de forma mais sábia.
Iris Costa
Iris Costa
2025-08-19 19:48:07
Count answers : 25
0
O Pilates é uma atividade de baixo impacto e isso é importante para os idosos, para não piorar ou para não desencadear desgaste nas articulações. O Pilates promove a remodelagem óssea por meio de exercícios de tensão e tração. O Pilates melhora tanto o equilíbrio quanto a coordenação. Portanto, reduz o risco do idoso cair e de se machucar. O Pilates melhora a flexibilidade, pois aumenta a amplitude dos movimentos.
Fernando Matias
Fernando Matias
2025-08-10 10:04:50
Count answers : 16
0
Os 5 benefícios do pilates para idosos são: Ajuda no controle da diabetes, Combate a depressão, Retarda doenças degenerativas, Evita o desenvolvimento de Osteoporose e Alivia dores. O pilates auxilia na diminuição das taxas de açúcar no sangue e também aumenta a absorção da insulina. Com o aumento da massa muscular a partir do exercícios, existe um aumento também na absorção da glicose e também no controle do peso. Isso permite a interação e a socialização entre idosos, uma ótima maneira de obter uma companhia. Além disso, os exercícios, mesmo que não intensos, ajudam na produção natural e liberação dos hormônios que combatem a depressão. Comprovadamente, o pilates possui efeitos que retardam doenças degenerativas como o Parkinson e a Esclerose Múltipla, alivia os sintomas do mal de Alzheimer e, além disso, ajuda na recuperação do cérebro em casos de traumas, como derrame. O pilates possui exercícios específicos para as pernas que ajudam no aumento da densidade óssea, tanto na coluna quanto nos quadris, diminuindo também os riscos de quedas. O fortalecimento dos músculos, a flexibilidade, a recuperação das articulações e o aumento da densidade óssea, resultam em uma melhor sustentabilidade da coluna. Com a prática regular de exercícios, as dores nessa e em outras regiões tendem a sumir.
Francisco Jesus
Francisco Jesus
2025-08-10 08:03:11
Count answers : 26
0
Hoje os idosos estão buscando mais qualidade de vida, e o Método Pilates na terceira idade tem se destacado para esse público, com benefícios como: Melhora o equilíbrio; Promove bem-estar; Diminui o risco de queda; Melhora a flexibilidade e o ganho de força; Diminui a dor; Aumenta a socialização.