O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca por atividades prazerosas e que diminuam o estresse.
Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente.
Hoje em dia, há uma ampliação de serviços que permitem que eles possam manter o seu corpo em forma com programas diferenciados em academias, o cérebro ativo com cursos direcionados.
Afaste de si a ociosidade, pois a falta de ocupação é origem de muitos males e doenças.
Uma boa dica para manter a disposição mental é exercitar a memória e o raciocínio com quebra-cabeças, palavras cruzadas, por exemplo, além de ler bons livros, participar de cursos, exercer trabalhos voluntários ou ações que ajudam a aprimorar os talentos.
Todo mundo, independente da idade, necessita e sente satisfação em ser útil.
Outra forma de estabelecer contato com outras pessoas, evitando o isolamento e a depressão, é buscar sempre atividades novas, e pode ser sim com outras pessoas idosas.
Chegar à velhice não significa que vá ser parada, sedentária ou até mesmo sem graça, pois são muitas as formas para garantir o bem-estar e a alegria de viver.
Busque a espiritualidade — “Percebemos, especialmente na maturidade, como é importante a atividade espiritual do idoso, dar oportunidade ao idoso de se reconectar com essa esfera”.
Além disso, para ter um envelhecimento saudável é preciso começar desde já.