Quais são as ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual?

Adriana Lourenço
2025-06-24 23:48:54
Count answers
: 13
O ampliador de tela – ou lupa eletrônica – serve para melhorar a interação da pessoa com baixa visão em um computador ou dispositivo móvel.
Ela pode fazer alterações na fonte e ampliar o layout de uma interface gráfica presente na tela.
Geralmente, os sistemas operacionais mais populares possuem seus próprios recursos para este fim.
A lupa pode ser ativada nas configurações de acessibilidade de cada um desses sistemas.
O leitor de tela é uma ferramenta que consegue ler em voz alta as informações apresentadas em forma de texto.
Além disso, ela também possibilita à pessoa com deficiência visual severa o acesso, a navegação e a execução de várias tarefas por meio do teclado.
O leitor de telas também pode ser usado de outras maneiras.
É possível conectar outras tecnologias assistivas a ele, como as telas em Braille.
Há dois exemplos de tela Braille: BraillePen e o Mantis Q40.
Ambas possuem um teclado embutido, onde é possível comandar o leitor de telas e operar o dispositivo por teclas de atalho.

Leonardo Matos
2025-06-21 21:57:56
Count answers
: 15
Aqui estão cinco ferramentas essenciais de acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual: NVDA Também conhecido como NonVisual Desktop Access é um ajudante compatível com a maioria dos sistemas operacionais, que pode ser executado em computadores de diferentes perfis, desde os mais modestos até os mais avançados.
Com ele, pessoas usuárias cegas ou com baixa visão podem ler a tela com sintetizadores de voz, ou em Braille, oferecendo assim muita autonomia.
JAWS O Job Access With Speech é o leitor de tela mais popular do mundo.
Desenvolvido pela própria Microsoft, JAWS é um software que permanece invisível durante o uso, permitindo o comando de voz para leitura de janelas e menus, proporcionando informações sobre funções de barras e botões.
BE MY EYES foi criado para ajudar pessoas cegas ou com visão limitada.
O aplicativo é composto por uma comunidade global de pessoas cegas ou com visão limitada, em conjunto com voluntários sem deficiência visual.
Através de uma chamada de vídeo, voluntários dão auxílio visual para pessoas cegas e com visão limitada, em situações que vão desde combinar cores até checar se as luzes estão acesas ou preparar o jantar.
O aplicativo é gratuito e disponível em ambos iOS e Android.
TALKBACK é um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas cegas ou com baixa visão a interagir com dispositivos Android usando a resposta falada e por toque.
Ao ser ativado, utiliza suporte de voz para fornecer feedback em áudio, auxiliando aqueles com baixa ou nenhuma visão a selecionar opções nos menus do smartphone.
VOICEOVER é o recurso de conversão de texto para fala no iPhone, incluso nas opções de acessibilidade do aparelho.
Desenvolvido, primeiramente, para o Mac, a ferramenta é um poderoso mecanismo de acessibilidade para portadores de deficiência visual.
Ele pode descrever tudo que está na interface, através de simples gestos.
Estas ferramentas de acessibilidade digital são essenciais para garantir que pessoas com deficiência visual possam usufruir, plenamente, das oportunidades oferecidas pela tecnologia.
Desde leitores de tela a aplicativos de OCR e plataformas de audiobooks, a diversidade de ferramentas disponíveis permite uma experiência digital mais inclusiva e independente.

Fábio Loureiro
2025-06-10 05:26:23
Count answers
: 15
Considera-se como tecnologias assistivas a bengala longa, a máquina braille e recursos tecnológicos, como softwares acessíveis para smartphones e computadores.
A bengala longa trabalha como extensão do corpo da pessoa com deficiência visual, antecipando obstáculos em seus trajetos e deslocamentos.
A máquina de escrever em braille é uma das tecnologias assistivas mais difundidas na alfabetização de pessoas com deficiência visual, ela permite a escrita usando o sistema criado no século XIX, por um jovem cego francês, Louis Braille.
Os vídeo ampliadores portáteis são dispositivos destinados para pessoas com baixa visão.
Os vídeo ampliadores portáteis são dispositivos destinados para pessoas com baixa visão, eles têm a capacidade de ampliar, aproximar ou adaptar as imagens, ajustando contrastes e intensidade de luz, aperfeiçoando a habilidade de leitura dessa pessoa.
Ampliadores de tela permitem a ampliação de textos e imagens na tela do computador, facilitando o uso de ferramentas digitais pelas pessoas com deficiência visual.
Os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas acessem e interajam com informações digitais de maneira independente.
Os leitores de livros digitais são aparelhos que permitem leitura de livros de forma estruturada por meio de vozes sintetizadas ou naturais.
Um leitor de livros digitais normalmente possui suporte para vários tipos de arquivos, tais como pdf, docx, txt, epub, html e daisy.
Com tanta praticidade, acessibilidade e funções, os leitores de livros digitais se tornam um aliado muito importante na vida de pessoas com deficiência visual que estudam e trabalham.
Read also
- Quais são as tecnologias de acessibilidade para cegos?
- O que é acessibilidade digital visual?
- Quais são as tecnologias de apoio para deficientes visuais?
- O que é dosvox?
- Quais são os tipos de acessibilidade digital?
- Como ativar acessibilidade para cegos?
- Quais são os softwares de acessibilidade para cegos?
- Quais são 5 exemplos de tecnologia assistiva?