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Quais são os tipos de acessibilidade digital?

Bruna Abreu
Bruna Abreu
2025-06-17 18:39:28
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A acessibilidade digital refere-se à prática de tornar websites, aplicativos e outros conteúdos digitais acessíveis a todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais, auditivas, motoras, cognitivas ou outras. Os principais tipos incluem a acessibilidade visual, voltada para pessoas com deficiências visuais ou baixa visão, que pode ser alcançada por meio do uso adequado de descrições de imagens, contraste adequado entre texto e plano de fundo e tamanho de fonte ajustável. A acessibilidade auditiva é projetada para pessoas com deficiências auditivas, incluindo legendas em vídeos, transcrições de áudio e tradução em libras. A acessibilidade motora visa atender às necessidades de pessoas com deficiências físicas ou motoras, com teclado navegável, tempo adequado para preenchimento de formulários e realizar ações no site. A acessibilidade cognitiva concentra-se em tornar o conteúdo compreensível e claro para todos os usuários, utilizando linguagem simples e direta, evitando jargões e termos complexos, e organização clara do conteúdo com o uso de títulos e subtítulos. Além disso, a acessibilidade é essencial para idosos, garantindo tamanho de fonte ajustável, bom contraste, layout intuitivo e suporte acessível. Também é importante para pessoas com deficiências temporárias, permitindo navegação e interação sem a necessidade do uso do mouse e layout simplificado. Esses tipos de acessibilidade são fundamentais para construir uma sociedade inclusiva e igualitária, onde todos possam acessar e interagir com o conteúdo digital.
Pedro Ramos
Pedro Ramos
2025-06-10 07:23:24
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A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços do governo, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais. Páginas acessíveis são mais facilmente indexadas por mecanismos de busca, são compatíveis com uma maior variedade de aplicativos, além de serem mais fáceis e rápidas para navegar, beneficiando, assim, a todas as pessoas, incluindo pessoas idosas, sem habilidade para usar a internet, que utilizam dispositivos móveis etc.
Marta Valente
Marta Valente
2025-06-10 05:55:23
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Acessibilidade digital é garantir que documentos digitais, sites e aplicativos não tenham barreiras de acesso e que possam ser interpretados pelos recursos de tecnologia assistiva. Exemplos de recursos de tecnologia assistiva para acesso ao meio digital são: Leitores de tela para pessoas cegas; Ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão; Mouses e teclados adaptados para pessoas com deficiência física; Tradutores de Língua Portuguesa para Libras para pessoas surdas, etc. Para tal, existem documentos que norteiam o desenvolvimento acessível, apresentando diretrizes ou recomendações: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) em nível internacional; Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) em nível nacional. Esses documentos trazem recomendações que conferem um bom nível de acessibilidade a artefatos digitais. Alguns exemplos dessas recomendações são: Disponibilizar meios que facilitem a navegação pelo teclado; Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo; Descrever links com texto explicativo; Utilizar cada elemento para o seu propósito (itens de lista para listas, estilos de título para títulos, tabelas para dados tabulares, etc.); Utilizar cores com uma boa relação de contraste; Dar preferência a fontes sem serifa (mais limpas); Oferecer alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, audiodescrição).