Começar uma aula – seja de Educação Física ou qualquer outra aula – fazendo alguns alongamentos com os alunos, dá a sensação de renovação, ajuda a relaxar, descontrair, e funciona como preparação para a atividade seguinte.
Alongar ajuda a reduzir tensões musculares, dá a sensação de corpo mais relaxado, traz benefícios para a coordenação e deixa os movimentos mais fáceis e soltos.
O alongamento é um grande elemento de motivação, desenvolve a consciência corporal, ativa a circulação sanguínea e previne lesões.
Aqui vão alguns alongamentos que podem ser praticados nas aulas de Educação Física, ou em outra aula, ou no trabalho, afinal, alongar é muito bom.
Alongamento com bola 1 – Afaste um pouco as pernas, segure a bola com as duas mãos sobre a cabeça com os braços estendidos.
Flexione lateralmente o tronco para a direita e para a esquerda.
Alongamentos em pé 7 – Em pé, com as pernas unidas, flexione o tronco e tente alcançar os calcanhares com as mãos.
Lembrar aos alunos de elevar o tronco lentamente após esse alongamento.
Com o afastamento lateral das pernas, estenda os braços sobre a cabeça e incline o corpo lateralmente para a esquerda, depois para a direita.
Flexione o cotovelo esquerdo atrás da cabeça e empurre-o com a mão direita para essa direção, alongando assim o tríceps.