É saudável fazer Pilates todos os dias?

Núria Nogueira
2025-09-23 10:47:39
Count answers
: 15
É possível, sim, ter uma rotina diária de pilates.
Você pode investir em uma prática intensa, para ter um ótimo condicionamento físico.
O pilates pode ser feito para evitar o sedentarismo, e você pode fazer isso aumentando o ritmo dos exercícios para todos os dias.
Dessa maneira, o pilates vai trazer inúmeros benefícios para a sua vida, como o aumento à resistência física e mental, o fortalecimento de órgãos internos, o aperfeiçoamento da coordenação motora e a prevenção de doenças como a osteoporose.
A prática diária proporciona alívio ao estresse, pois trabalha vários músculos do corpo.
Para ter mais êxito, é preciso se concentrar na respiração.
Além disso, procure bons instrutores para auxiliá-lo de acordo com as especificidades do seu corpo e das suas expectativas.
Cada praticante tem um objetivo específico, e é importante que as atividades sejam supervisionadas por um fisioterapeuta ou educador físico que dará as instruções e fará as correções necessárias.

Filipa Sousa
2025-09-23 09:37:59
Count answers
: 20
A periodicidade no Pilates depende de vários fatores, como o objetivo do cliente.
O próprio Joseph Pilates recomendou que é interessante ir quatro vezes semanais, isso está em um de seus livros.
Essa frequência é ideal para fortalecer o corpo, conhecer o Método e entendê-lo além da simples prática dos exercícios.
Porém, também é possível praticar Pilates todos os dias e, deixando clara a resposta de uma das maiores dúvidas que recebemos: não é perigoso fazer Pilates em dias seguidos.
Essa rotina é ideal para quem só pratica o Método, sem alternar com outras atividades e deseja evoluir de forma mais acelerada.
A periodicidade no Pilates deve ser definida de forma individualizada considerando a rotina, contexto e o objetivo de cada praticante.
O Pilates, como já dito, não inclui, de forma primária, exercícios que contemplem a parte aeróbica dos treinos, sendo recomendado a complementação da atividade com uma caminhada, dança ou natação.
Para além da periodicidade no Pilates, o ideal também é manter a rotina dos treinos e os movimentos corretos, pois é o que fará os resultados serem percebidos e vivenciados.
O mais importante é entender que o Método foi pensado em uma progressão do básico ao avançado, e que, idealmente, todos os praticantes devem vivenciar essa evolução.