Quais são os benefícios do Pilates kids?

Hélder Coelho
2025-09-28 23:53:23
Count answers
: 22
Consciência corporal: aumento da percepção do próprio corpo, melhora da noção espacial, conhecimento de seus limites e do limite dos outros à sua volta.
Postura: o pilates trabalha a postura de diversas formas, trazendo um melhor posicionamento da criança frente ao computador, videogame ou nas horas sentada na escola, durante o andar e para carregar pesos, como a mochila.
Respiração: o pilates trabalha a respiração de forma profunda e sincronizada, melhorando a qualidade da mesma no dia-a-dia, durante os esforços e até durante o sono, devido ao aumento da capacidade pulmonar e de troca gasosa promovida.
Concentração: a concentração necessária para a execução dos exercícios pode melhorar o desempenho escolar da criança.
Coordenação: os exercícios podem ser trabalhados de forma a aumentar a coordenação motora da criança, contribuindo com seu desenvolvimento motor.
Equilíbrio: o pilates desenvolve esta habilidade motora, melhorando o equilíbrio e as respostas musculares frente aos desequilíbrios gerados no dia-a-dia.
Combate à obesidade e ao sedentarismo: ao iniciar cedo uma atividade que gosta, de forma lúdica e recreativa, a criança desenvolve desde pequena o gosto pelo exercício físico e pelos esportes, e tem uma motivação a mais para aderir aos hábitos alimentares saudáveis, diminuindo risco de obesidade e sedentarismo.
Sociabilização: o pilates para crianças pode ser realizado de forma individual, porém as duplas ou grupos são mais indicados, pois promovem uma maior interação social, além de trabalhar questões como senso de equipe, solidariedade e respeito pelos limites e conquistas do outro.

Kevin Miranda
2025-09-28 21:04:17
Count answers
: 15
O principal benefício do pilates é melhorar o bem-estar físico e mental, incentivando o desenvolvimento corporal e a consciência dos movimentos.
Além disso, proporciona benefícios à saúde, como a melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhora do equilíbrio, da postura e da capacidade cardiorrespiratória.
Desse modo, o método confere grande impacto na vida prática das crianças, principalmente ao influenciar na melhora da postura, disposição e flexibilidade.
O pilates é altamente indicado por ser uma atividade de baixo impacto para as articulações, realizado com poucas repetições mas com um alto grau de percepção corporal.
A técnica ajuda a fortalecer os músculos, trabalhando na resistência e flexibilidade do corpo.
A prática dessa metodologia traz como diferencial a organização do corpo como um todo através do movimento, promovendo melhorias em todos os sistemas do organismo infantil (osteomuscular, cardiovascular, neurológico, visual, entre outros).
O pilates pode ajudar na consciência corporal da criança e melhorar desvios posturais, no entanto, é preciso que os pequenos já estejam no início da segunda infância, a partir dos 7 anos, para que possam apresentar um melhor entendimento sobre o método e compreensão para as combinações dos exercícios.
Os exercícios se baseiam na respiração e no treino da concentração e podem ser realizados no colo ou em equipamentos exclusivos, como sistema de polias, molas e vários outros acessórios.