Idosos acima de 80 anos devem caminhar 10 minutos diariamente para aumentar a longevidade.
A pesquisa indica que 1 hora de caminhada por semana já é suficiente para evitar problemas de coração e riscos de mortalidade cardiovascular entre pessoas com 85 anos ou mais.
Os pesquisadores pediram aos voluntários que respondessem a um formulário falando quais atividades físicas praticavam durante o momento de lazer, o tempo gasto semanalmente em caminhadas em ritmo lento ou em intensidade moderada e se praticavam atividades como ciclismo e caminhada rápida ou atividades intensas como corrida.
De acordo com o tempo de caminhada, eles foram separados em 5 grupos: 57,5% não caminhavam lentamente, 8,5% andavam menos do que uma hora, 12% caminhavam entre uma e duas horas, 8,7% andavam entre duas e três horas e 13,3% caminhavam mais do que três horas por semana.
Com esses números, as pesquisas conseguiram analisar a associação entre caminhadas e o número de mortalidade cardiovascular.
Quem caminhava pelo menos uma hora por semana tinha riscos 40% e 39% menores de mortalidade por todas as causas e cardiovascular.
Identificar a quantidade mínima de exercício que pode beneficiar os idosos é uma meta importante, pois os níveis de atividade recomendados podem ser difíceis de alcançar.