:

Quais exercícios podem ajudar a baixar o cortisol?

Leonor Pires
Leonor Pires
2025-07-04 10:40:57
Count answers: 4
Pratique exercícios moderados, exercício físico regular ajuda a equilibrar o cortisol, mas lembre-se de evitar excessos. Exercícios intensos em excesso podem causar o efeito contrário, elevando ainda mais o cortisol. Opte por uma rotina equilibrada que inclua caminhadas, treinos de força e atividades relaxantes, como yoga ou pilates.
Martim Cardoso
Martim Cardoso
2025-06-24 08:38:47
Count answers: 7
Todas as atividades físicas podem ajudar a controlar o cortisol. O principal ponto a considerar é: qual atividade você faria com prazer? Se você faz algo de que não gosta, que não acha estimulante, provavelmente irá aumentar ainda mais o cortisol circulante, em vez de reduzi-lo. Procurar algo que seja prazeroso, que te motive a ir e que te faça querer evoluir e levar isso para a vida toda — essa atividade, com certeza, vai te ajudar a controlar o cortisol. Para o controle da gordura e do cortisol, assim como para a melhora da saúde em geral, o ideal seria uma rotina que mescle treinos aeróbicos e exercícios com pesos. Ou seja: variar os estímulos, manter o corpo em movimento e, acima de tudo, escolher algo que você goste são os ingredientes-chave para alcançar resultados duradouros — tanto no corpo quanto na mente. Para o controle da gordura e do cortisol, assim como para a melhora da saúde em geral, o ideal seria uma rotina que mescle treinos aeróbicos e exercícios com pesos.
Rui Fernandes
Rui Fernandes
2025-06-15 14:32:50
Count answers: 6
As atividades físicas, como a natação, podem ser altamente eficazes na redução do cortisol, por vezes até mais do que a meditação - especialmente se esta última gerar frustração ou for difícil de manter ao longo do tempo. O exercício oferece uma forma mais acessível de reduzir o stress sem que a pessoa tenha de se forçar a acalmar a mente. Permite uma distração mais natural e a libertação da tensão porque, ao contrário da meditação - que requer um esforço consciente para focar a mente - a atividade física encoraja a desconexão espontânea dos pensamentos stressantes. Caminhar na natureza durante 20 minutos pode reduzir o cortisol em 16%, promovendo a calma mental. Alongamentos ajudam a relaxar os músculos e, sim, também reduzem os níveis de cortisol. Um estudo da Mayo Clinic revelou que a natação reduz os níveis de cortisol em 30% e melhora a qualidade do sono. Além disso, é uma atividade de baixo impacto que promove o relaxamento e melhora a circulação sanguínea.