A maior preocupação em relação à academia para adolescentes é a premissa de que ela retarda o crescimento do jovem – o que não é verdade, desde que executado com cuidado.
Por ainda ser um corpo em desenvolvimento, o ideal é que se inclua exercícios aeróbicos, como corridas, ciclismo, futebol, entre outros, para evitar lesões.
Além disso, é possível recomendar o treino de força, como musculação, mas com uma intensidade menor do que adultos com o corpo já totalmente formado.
A musculação para adolescentes pode trazer benefícios como melhores habilidades motoras, aptidão cardiorrespiratória, maior flexibilidade e agilidade, equilíbrio e coordenação dos grupos musculares utilizados nos exercícios passados pelo profissional de educação física.
Com o aumento da masa magra e com os hormônios influenciando o organismo, os adolescentes que praticam musculação podem ganhar mais saúde, boa forma e confiança em si mesmos.
A resposta é: não, muito pelo contrário, pois a rotina de academia pode trazer muitos benefícios ao adolescente em prol da qualidade de vida.