:

Qual é a recomendação de atividade física para adolescentes saudáveis?

Letícia Pinto
Letícia Pinto
2025-09-07 22:16:28
Count answers : 16
0
A recomendação atual para prática de atividades físicas na infância e adolescência é de que todo jovem deveria envolver-se diariamente por 60 minutos ou mais em atividades físicas moderadas em cinco ou mais dias da semana, somando-se pelo menos 300 minutos de atividades físicas por semana. The current recommendation for physical activity in childhood and adolescence is that every young person should engage daily for 60 minutes or more in moderate physical activity on five or more days a week, totalizing at least 300 minutes of physical activity per week. La recomendación actual para la actividad física en la infancia y la adolescencia es que todos los jóvenes deben participar todos los días durante 60 minutos o más de actividad física moderada, cinco o más días de la semana, sumando por lo menos 300 minutos de actividad física semanal.
Erica Pinheiro
Erica Pinheiro
2025-09-07 21:08:25
Count answers : 19
0
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. A prática regular de atividade física contribui para o fortalecimento muscular, a saúde cardiovascular e o bem-estar emocional. Além de prevenir problemas de saúde no futuro, atividades como esportes, dança ou até mesmo simples treinos ajudam os adolescentes a desenvolverem disciplina, autoestima e habilidades sociais, criando hábitos que durarão por toda a vida. Incentivar o movimento desde cedo é investir no futuro saudável dos jovens. A prática de atividade física na adolescência pode influenciar positivamente a qualidade de vida na idade adulta, na saúde cardiovascular, no controle da massa corporal, na saúde mental, no desenvolvimento ósseo, na socialização e na formação de hábitos saudáveis. Melhora as funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado; ajuda na integração e no desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais; contribui para o crescimento saudável de músculos e ossos; melhora a saúde do coração e a condição física.
Matias Barbosa
Matias Barbosa
2025-09-07 19:20:30
Count answers : 23
0
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes de 5 a 17 anos pratiquem, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. Mas, para cerca de 20% desses jovens, ou a frequência ou a intensidade – às vezes ambas – não estão sendo cumpridas. Veja: essa quantidade de esforço físico pode vir do transporte, das aulas de educação física, de esportes, de brincadeiras e até de exercícios planejados. Em relação às atividades aeróbicas, elas podem incluir andar de bicicleta, caminhar, correr, jogar futebol, basquete, vôlei e afins, andar de patins, dançar e nadar. Observe que não é necessário que crianças e adolescentes saudáveis monitorem sua frequência cardíaca – o importante é estarem se movendo! Esse público também deve participar de práticas que promovam a força muscular em dois ou três dias por semana. Em se tratando de crianças menores, vale escalar, pular, dar cambalhotas e fazer ginástica, além de uma variedade de jogos. Já crianças mais velhas e adolescentes até podem participar de treinos de força supervisionados, desde que o foco seja a saúde e a mecânica dos gestos, enfatizada.
Xavier Amorim
Xavier Amorim
2025-09-07 19:05:49
Count answers : 15
0
Já dos 6 aos 17 anos, a indicação é de 60 minutos ou mais de atividade física por dia, com preferência para aquelas moderadas a intensas. Como parte desse cronograma, é importante incluir pelo menos três dias na semana de modalidades que fortaleçam músculos e ossos, ou seja, que envolvam saltar e fazer força. A introdução da atividade física deve começar ainda nos primeiros meses de vida. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, crianças de até 1 ano de idade devem fazer atividades por, no mínimo, 30 minutos distribuídos ao longo do dia. Bebês podem ser posicionados de bruços, estimulando-os a alcançar brinquedos, girar e engatinhar. Crianças de 1 a 2 anos precisam de pelo menos três horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade. As de 3 a 5 anos também, com o detalhe de que uma hora deve ser de atividade intensa a vigorosa — isso é, que acelera o ritmo cardíaco. Dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 78% das crianças e 84% dos adolescentes não praticam nem uma hora de atividade física por dia.