:

Qual o ideal para fazer cardio?

Iara Maia
Iara Maia
2025-12-02 09:32:47
Count answers : 21
0
Para ter um corpo realmente forte e estético, você precisa de um bom condicionamento cardiorrespiratório. Três vezes por semana de 20 minutos já é o suficiente para melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório, o que vai te ajudar não só no aeróbico, mas também na musculação. Uma boa opção seria o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), ou até mesmo manter a frequência cardíaca elevada, acima de 140 a 160 batimentos por minuto, por pelo menos 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Se você preferir, pode variar entre dias de HIIT e dias de aeróbico contínuo. Se você já tem um bom condicionamento e quer reduzir a frequência do aeróbico, pode fazer duas vezes por semana de alta intensidade e complementar com aeróbico de baixa intensidade, como uma caminhada acelerada de uma hora por semana. O aeróbico não serve apenas para estética ou desempenho, mas também para saúde cardiovascular. A musculação ajuda, mas não é suficiente para promover todas as adaptações no coração que são benéficas para a longevidade. Para aumentar a câmara do coração e melhorar ainda mais sua saúde cardiovascular, é necessário fazer exercícios aeróbicos de alta intensidade.
Irina Melo
Irina Melo
2025-11-21 10:20:44
Count answers : 25
0
Para quem pratica atividades de cardio de moderadas a intensas, aquelas que nos fazem suar e ter dificuldade para respirar, é preciso respeitar um período de descanso. Não é que não podemos treinar todos os dias, mas é melhor intercalar as atividades que exaurem a musculatura com outras que podem ajudar na recuperação, como uma caminhada mais leve. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é distribuir de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou intensa ao longo da semana, evitando ultrapassar esta barreira caso não se trate de um atleta em treinamento. Para fazer cardio todos os dias, portanto, é preciso adaptar os exercícios à constituição física e à rotina: começar primeiro pelos mais treinos curtos e leves, como caminhadas de 10 minutos, até chegar a atividades mais intensas. Gomes esclarece que treinos de cardio são muito vastos e se adaptam bem a várias condições de saúde, por isso é difícil generalizar qual seria a frequência ideal para o público geral.
Pedro Silva
Pedro Silva
2025-11-13 22:45:48
Count answers : 24
0
O ideal é executar os exercícios de duas a três vezes por semana, intercalados aos treinos de força. Para elevar o gasto calórico e a queima de gordura, opte por treinos mais curtos com maior intensidade. Os treinos intervalados, como o HIIT, economizam tempo sem comprometer a eficácia da atividade. Nessa modalidade, alternam-se exercícios aeróbicos curtos, mas de alta intensidade, com descansos em baixa intensidade, em sequências repetidas por 20 a 30 minutos. A prática aumenta a capacidade de oxidação da gordura, ou seja, sua queima, e é uma ótima opção para melhorar o condicionamento. O aquecimento é um passo imprescindível para o bom aproveitamento do treino de cardio, principalmente os de alta intensidade, e evita lesões e riscos cardiovasculares. Respirar de forma correta durante os exercícios aeróbicos evita lesões e melhora a oxigenação das células, garantindo a execução correta dos movimentos e aumentando a resistência.
Iris Gonçalves
Iris Gonçalves
2025-11-09 22:27:50
Count answers : 16
0
Diego Demarco, preparador físico, especialista em fisiologia do exercício e alto rendimento, afirma que todos aqueles que realizam uma rotina onde dificilmente levantam peso podem perfeitamente fazer cardio antes de começar. A realização do treinamento de resistência aeróbica durante períodos de estresse muscular induzido pelo levantamento de peso, explicam, "pode impedir que atletas de média e longa distância atinjam suas metas, como cobrir a distância com sucesso ou conseguir manter o ritmo". Demarco explica que as pessoas que fazem exercícios de força máxima ou de potência devem fazer cardio ao fim do treino. — Foi demonstrado que fazer um treinamento aeróbico antes dos exercícios de força prejudica o desempenho muscular porque o cardio desgasta o sistema nervoso, portanto, será difícil levantar pesos e você não terá um desempenho ideal. Uma pesquisa pelo European Journal of Sport Science mostrou que os exercícios de força antes do cardio promovem o desenvolvimento da massa muscular e permitem que você levante mais peso e até mesmo melhore a força, pois os músculos não estarão estressados. Maia Rastalsky, preparadora física, apresenta outra vantagem de fazer cardio após o treinamento de força: — Fazer aeróbica no final de uma série intensa de levantamento de pesos não só ativa o sistema regenerativo, ajuda a relaxar os músculos e a liberar as tensões acumuladas, como também é uma forma de aumentar a oxidação do tecido adiposo — diz ela. Mas, além dessas duas distinções, Demarco ressalta que, para um atleta amador, adulto e saudável que deseja se manter em movimento, a OMS recomenda dois dias de musculação e três dias de cardio por semana em sessões separadas. Recomenda-se também um intervalo de pelo menos 24 horas entre as duas práticas para que o corpo tenha tempo de recuperar a energia. Nesse sentido, vários estudos apoiam essa teoria. Uma análise publicada pelo National Institutes of Health constatou que o exercício de força e cardio separadamente, em dias distintos, ajudou a aumentar a massa muscular e a queimar tecido adiposo em maior grau do que aqueles que fazem os dois tipos de treinamento no mesmo dia.
Micael Maia
Micael Maia
2025-11-03 18:40:28
Count answers : 22
0
Para quem busca aquecer o corpo e aumentar a circulação sanguínea, uma sessão de cardio leve a moderada pode preparar os músculos para o treino de força. Se o objetivo é a queima de calorias e a perda de peso, começar com cardio pode ser vantajoso. O exercício aeróbico aumenta a frequência cardíaca e promove a queima de gordura desde o início do treino. A duração ideal da atividade cardiopulmonar depende da idade, da condição física e do objetivo de cada um. Porém, se consideramos uma pessoa ativa e sem lesões, pode-se considerar um tempo satisfatório de 30 minutos, podendo aumentar para algo entre 45 minutos e 1 hora, de acordo com a melhora na resistência e condicionamento físico. Quando o objetivo é melhorar o desempenho cardiopulmonar e o muscular, que é uma meta comum entre os corredores de rua, por exemplo, o interessante é realizar as atividades aeróbicas antes dos exercícios de força. A realização do cardio após a musculação é recomendada para quem deseja focar no ganho de massa muscular e força. Após o treino de resistência, os níveis de glicogênio muscular estão reduzidos, o que pode aumentar a eficiência do cardio na queima de gordura. Se o objetivo do treino é ganho de massa, a pessoa deve focar nisso, então ela deve começar pelo treino de ganho de massa e fazer o cardio depois, já que é importante ela estar descansada para conseguir dar o máximo dela na musculação.
Artur Jesus
Artur Jesus
2025-10-22 15:32:07
Count answers : 21
0
Se você já faz musculação em academia ou pratica outra modalidade de força, deve estar acostumada(o) com a dobradinha cardio + musculação, mas a profissional de Educação Física, Marilia, explica que a ordem de execução depende do objetivo de cada pessoa. Se seu objetivo é ganhar massa, o ideal é fazer treino de cardio depois da musculação. Já se seu objetivo é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, o melhor é fazer o cardio antes da musculação. Uma opção é praticar exercícios de 1 hora, durante 3 vezes na semana ou você pode dividir esse tempo e terá uma média de 22 a 43 minutos, todos os dias. Já crianças e adolescentes devem praticar atividades entre 90 a 120 minutos por semana. Você pode começar a pedalar, fazer caminhadas, subir e descer escadas, fazer alguns polichinelos, mas com pouca intensidade, porque quem está sedentário ou no início, não pode fazer exercícios de alta intensidade. Mais adiante a pessoa pode incluir um HIT, que são circuitos com um pouco mais de intensidade. Os circuitos trabalham vários agrupamentos de músculo ao mesmo tempo, ou seja, trabalha todo corpo. Pode incluir a musculação também.