Para quem pratica atividades de cardio de moderadas a intensas, aquelas que nos fazem suar e ter dificuldade para respirar, é preciso respeitar um período de descanso.
Não é que não podemos treinar todos os dias, mas é melhor intercalar as atividades que exaurem a musculatura com outras que podem ajudar na recuperação, como uma caminhada mais leve.
O personal trainer lembra que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é distribuir de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou intensa ao longo da semana, evitando ultrapassar esta barreira caso não se trate de um atleta em treinamento.
Para fazer cardio todos os dias, portanto, é preciso adaptar os exercícios à constituição física e à rotina: começar primeiro pelos mais treinos curtos e leves, como caminhadas de 10 minutos, até chegar a atividades mais intensas.
A prática responsável de cardio traz uma série de benefícios ao corpo.
Por se tratar de um treino de resistência, ele melhora a frequência cardíaca, fortalece o coração e a capacidade respiratória.
Além disso, os treinos levam a um gasto calórico intenso: quanto mais o corpo sua, mais gorduras acumuladas ele queima.
Além da perda de peso, este tipo de benefício pode se refletir até na capacidade do corpo de reverter a disfunção erétil, segundo um estudo publicado em 2023.
Os níveis inflamatórios do organismo também podem ser reduzidos ao fazer atividades aeróbicas diariamente.
Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano indicou que a prática de cardio constante poderia estar por trás de menores índices de infarto, diabetes tipo 2 e câncer.