:

Posso fazer 30 minutos de cardio todos os dias?

Margarida Macedo
Margarida Macedo
2025-10-14 19:24:18
Count answers : 19
0
Para obter mudanças na composição corporal, a recomendação mínima é de 150 minutos semanais de exercício aeróbico moderado. Mas um novo estudo mostra que quanto mais, melhor: cada meia hora a mais dessas modalidades, somando 300 minutos na semana, acelera esses resultados. A conclusão é de uma metanálise publicada em dezembro de 2024 no periódico Jama. Ao final da análise, os autores viram que cada incremento de 30 minutos por semana de exercício aeróbico impacta a composição corporal: a cada meia hora de cardio, houve uma redução média de 0,52 kg de peso corporal, 0,56 cm de cintura e 0,37% de gordura corporal no período avaliado. No entanto, os maiores efeitos são observados com exercícios de moderada a alta intensidade. A combinação com musculação traz benefícios adicionais. Vale lembrar que a perda de peso depende de um balanço energético negativo, ou seja, é preciso consumir menos calorias do que se gasta. “Sem ajustes na alimentação, o impacto da atividade física pode ser limitado”, pondera Martins. “[O estudo] fornece uma orientação clara para pessoas que buscam perder peso e mostra que mesmo pequenas quantidades de exercício podem ter efeitos benéficos.
Eva Pires
Eva Pires
2025-10-14 18:09:00
Count answers : 20
0
É necessário bem menos tempo, na verdade é quase mínimo. O especialista afirma que quanto mais tempo fizer de atividade aeróbica, independente de qual for, maior será a queima de gordura. A intensidade que você faz para executar a atividade, também é fundamental na queima de gordura, mesmo que o treino seja mais curto. O jeito mais rápido de produzir essa molécula é via carboidrato, que fica estocado dentro do nosso músculo, porém, esse estoque é muito limitado. Na atividade aeróbica, a gordura passa a ser a fonte de energia principal para produzir essa moedinha de energia (ATP) O especialista afirma que independente do treino que escolher ou do tempo que tiver disponível, o importante é fazer o exercício.
David Simões
David Simões
2025-10-14 15:19:02
Count answers : 15
0
É normal não conseguir correr por longos períodos no início, geralmente devido à falta de condicionamento ou dificuldade em encontrar um ritmo adequado. Com o tempo e o treino, você vai melhorar. No começo, é recomendado alternar corrida e caminhada para recuperar o fôlego. Nosso corpo precisa de estímulos constantes para adaptar e melhorar o sistema cardiorrespiratório, os músculos, articulações e ossos. É recomendado ter regularidade nos treinos, praticando pelo menos três vezes por semana, é essencial para melhorar o condicionamento. Torne a corrida um compromisso inadiável em sua agenda.
Viviane Miranda
Viviane Miranda
2025-10-14 14:02:47
Count answers : 19
0
Para quem pratica atividades de cardio de moderadas a intensas, aquelas que nos fazem suar e ter dificuldade para respirar, é preciso respeitar um período de descanso. Não é que não podemos treinar todos os dias, mas é melhor intercalar as atividades que exaurem a musculatura com outras que podem ajudar na recuperação, como uma caminhada mais leve. O personal trainer lembra que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é distribuir de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou intensa ao longo da semana, evitando ultrapassar esta barreira caso não se trate de um atleta em treinamento. Para fazer cardio todos os dias, portanto, é preciso adaptar os exercícios à constituição física e à rotina: começar primeiro pelos mais treinos curtos e leves, como caminhadas de 10 minutos, até chegar a atividades mais intensas. A prática responsável de cardio traz uma série de benefícios ao corpo. Por se tratar de um treino de resistência, ele melhora a frequência cardíaca, fortalece o coração e a capacidade respiratória. Além disso, os treinos levam a um gasto calórico intenso: quanto mais o corpo sua, mais gorduras acumuladas ele queima. Além da perda de peso, este tipo de benefício pode se refletir até na capacidade do corpo de reverter a disfunção erétil, segundo um estudo publicado em 2023. Os níveis inflamatórios do organismo também podem ser reduzidos ao fazer atividades aeróbicas diariamente. Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano indicou que a prática de cardio constante poderia estar por trás de menores índices de infarto, diabetes tipo 2 e câncer.