:

Qual o melhor exercício para quem tem arritmia cardíaca?

Kyara Carvalho
Kyara Carvalho
2025-10-27 23:57:36
Count answers : 17
0
Para a grande maioria dos casos, mesmo quando já existe um diagnóstico de arritmia cardíaca, não costuma haver contra indicações dos exercícios “aeróbicos”. Esta é a modalidade mais leve para diversos grupos e faixas etárias, já que ela trabalha e movimenta os músculos de maneira ritmada e contínua, sem que seja necessário grande empenho de força. Há diferentes formas de se exercitar, como: Ciclismo; Caminhada ao ar livre; Uso de esteira; Natação; Hidroginástica; Ioga. Além das atividades diárias, que também promovem mais disposição quando feitas regularmente: Limpar a casa; Preferir as escadas ao invés do elevador; Passear com os cachorros.
Álvaro Freitas
Álvaro Freitas
2025-10-16 07:19:20
Count answers : 24
0
Sim, mas, para isso, é preciso ter o acompanhamento de um médico. Isso porque, em alguns casos, o exercício físico é um gatilho para a arritmia cardíaca - e, apesar de ser bem raro isso acontecer, é preciso ter certeza antes da prática. Feita de forma responsável, a atividade física pode até mesmo ajudar a prevenir crises ou o desenvolvimento da doença em si. Para começar, consulte um médico e/ou educador físico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Esses profissionais vão determinar qual o melhor tipo de atividade para você e quais as precauções devem ser tomadas. Por fim, vale dizer que as atividades de alto impacto podem não ser recomendadas por aumentarem o risco de alterações anormais nos batimentos. Só as faça se seu profissional de saúde recomendar assim.
Ângela Fernandes
Ângela Fernandes
2025-10-16 06:43:52
Count answers : 16
0
Andar por aí: atividades aeróbicas de baixa intensidade, como caminhadas e pedaladas, feitas de forma regular, ajudam no controle da arritmia. Fortalecer músculos: exercícios com faixas de resistência e pesos podem ser indicados, com ajustes individuais de volume e intensidade — em geral, menos carga e mais repetições. Desacelerar: nos minutos finais do treino, convém diminuir o ritmo. Assim o coração retorna gradativamente à situação de repouso. O trabalho constata que pessoas com fibrilação atrial que fazem exercícios vivem mais do que aquelas com o mesmo problema mas são inativas. A atividade física tem potencial para reduzir o aparecimento de problemas cardiovasculares, assim como a mortalidade. Antes de iniciar qualquer treinamento, é importante buscar avaliação e tratamento médico. Só quem tem a arritmia controlada pode se exercitar.