:

Quais são os melhores exercícios para idosos de 60 anos?

Tatiana Gonçalves
Tatiana Gonçalves
2025-10-17 17:16:25
Count answers : 14
0
Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo. Veja, abaixo, sete exercícios para quem passou dos 60 anos: Nadar faz bem porque queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e fortalece os músculos, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. A bicicleta é um bom exercício nessa etapa da vida. Musculação na academia busque exercícios que fortaleçam as pernas e os músculos da cintura. Os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos. Essa dupla de exercícios é campeã no quesito melhoria da flexibilidade e equilíbrio.
Kevin Brito
Kevin Brito
2025-10-17 15:38:08
Count answers : 23
0
Os preferidos dos idosos são caminhadas, musculação, dança, pilates e hidroginástica. Atividades físicas recomendadas para idosos Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil para não causar lesões. Natação Hidroginástica Caminhada Alongamento Musculação Dança Pilates Dança
Melissa Leite
Melissa Leite
2025-10-17 14:07:07
Count answers : 15
0
Após os 60 anos, muitos procuram a hidroginástica, já que é uma atividade de baixo impacto e recomendada para a saúde do coração. No entanto, não promove o foco na respiração, na consciência corporal ou na meditação, que são essenciais quando a fase mais madura da vida chega. Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o melhor exercício para quem tem mais de 65 anos é a ioga na cadeira. A atividade é uma adaptação da ioga tradicional, desenvolvida para pessoas com mobilidade reduzida, como alguns idosos. A ioga na cadeira melhora o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular, pontos essenciais se queremos evitar quedas, o que pode causar lesões graves em idosos. O exercício para quem tem mais de 65 anos pode melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos e aprimorar o equilíbrio. Quem convive com doenças crônicas, como artrite, diabetes ou hipertensão, o exercício para quem tem mais de 65 anos também uma alternativa segura e eficaz. Segundo a Faculdade Medicina de Harvard, a ioga pode ser ajustada a qualquer condição e é uma das atividades físicas mais sustentáveis para manter a longo prazo, por combater a fragilidade física na idade mais avançada.