:

O pilates é bom para pessoas após os 50 anos?

Renata Barros
Renata Barros
2025-11-11 12:09:23
Count answers : 19
0
A popularidade do pilates tem aumentado cada vez mais entre os idosos e pessoas de todas as idades, e os benefícios que esse exercício traz são muitos. Essa prática contribui para a melhora da postura, estabilidade, flexibilidade e mobilidade, tornando-se uma excelente ferramenta para aprimorar a qualidade de vida. Com o passar dos anos, é comum ocorrer a perda de agilidade, de massa muscular — também conhecida como sarcopenia —, além de equilíbrio e estabilidade. O pilates, por ser um exercício de baixo impacto, é uma das melhores opções para os idosos. No entanto, ao adicionar pesos, os benefícios se tornam ainda maiores. Sabemos que os exercícios de força são essenciais a partir dos 50 anos, pois manter os músculos fortes é a melhor forma de prevenção para garantir mais independência e facilitar as atividades do dia a dia. Caminhar é bom, mas este exercício básico de Pilates é essencial para fortalecer o núcleo após os 50. Segundo a fisioterapeuta Camila Luisa Sato, "A maioria dos exercícios de Pilates fortalece os músculos necessários para dar suporte adequado à coluna e facilita a conscientização sobre o que realmente é a postura correta." A maioria dos exercícios de Pilates fortalece os músculos necessários para dar suporte adequado à coluna e facilita a conscientização sobre o que realmente é a postura correta.
Nádia Esteves
Nádia Esteves
2025-11-06 22:50:38
Count answers : 17
0
Para aumentar a massa muscular, garantir a mobilidade, a autonomia física e prevenir doenças como diabetes, osteoporose e problemas do coração, a musculação e o pilates são a escolha ideal. A gente sabe que a atividade física é benéfica em qualquer idade, mas, no climatério, se torna imprescindível. Estudos comprovam que atividades físicas como musculação e pilates afastam encrencas como diabetes, colesterol, osteoporose e doenças cardiovasculares. Se praticada regularmente, a musculação auxilia, inclusive, no controle da pressão arterial. Se tiver que ser na marra, que seja Assim como a musculação, o pilates é uma boa opção. A atividade é de baixo impacto, ajuda a aumentar a flexibilidade e o equilíbrio, melhora a força e o tônus muscular. Além disso, acalma a mente e aumenta a conexão com o corpo. Fazer sessões de pilates durante 30 minutos por dia alivia dores musculares, melhora a postura, o movimento e a memória.

Read also

Quando não se deve fazer pilates?

No entanto, devemos ter em conta quando não se deve fazer Pilates de todo: Em caso de repouso médic Read More

O que é melhor para idosos: pilates ou academia?

Não é possível dizer pontualmente qual é melhor, o pilates ou a musculação para idosos. A musculaçã Read More

Ivan Rocha
Ivan Rocha
2025-10-25 11:07:47
Count answers : 18
0
O pilates foca no fortalecimento do core, o que inclui músculos do abdômen, quadris e região lombar. Esta modalidade é particularmente benéfica para pessoas mais velhas, por ajudar a melhorar a postura, aumentar a flexibilidade e reduzir dores nas costas. Uma das principais vantagens do pilates é seu impacto positivo na mobilidade, essencial para manter a independência na terceira idade. Desenvolver um controle melhor sobre os movimentos também é um dos objetivos do pilates, o que pode contribuir para diminuir o risco de quedas. Este tipo de exercício é adaptável a diferentes níveis de fitness, sendo uma opção segura e eficaz. No Brasil, o pilates ganhou popularidade nos principais centros urbanos e também é indicado por fisioterapeutas.