Como funciona o exercício combinado?

Telmo Fonseca
2025-07-13 06:53:17
Count answers
: 21
A união do treinamento aeróbio, seja do tipo intervalado ou contínuo, ao treinamento de força é absurdamente importante para o emagrecimento e/ou ganho de massa muscular.
Quando há uma junção do aeróbio de moderada intensidade ou baixa duração que não há interferência na musculação, dizemos que isso é treinamento combinado.
O professor que sabe ajustar isso, além de promover segurança potencializa muito os resultados do aluno.
Existem diversas formas de ajustar cargas mais altas de treinos concorrentes, por exemplo: intervalo de 6 horas entre as sessões, ajuste da periodização semanal, priorização do volume de uma modalidade em relação a outra, uso de ergogênicos como a creatina, predominância de certos nutrientes calóricos e insulinotropicos entre as sessões ou ajuste do nutrient timing para redução da fadiga residual intertreino.

Jorge Rocha
2025-07-08 04:10:10
Count answers
: 13
Considere ambos utilizar mais de uma valência de treinamento em uma mesma sessão de treino.
Por exemplo, se você faz um trabalho de fortalecimento e depois faz um bloco de alongamentos com foco em flexibilidade, está trabalhando duas valências em uma mesma sessão de treino: força e flexibilidade.
Agora, se seu esporte trabalha componentes de salto e mudança de direção, como fazer treino de força?
Uma sugestão para combinar o treinamento é fazê-lo antes do trabalho de campo.
Desta forma atuamos com princípio da transferência.
São muitas valências envolvidas: força, potência, coordenação, condicionamento…
Aqui vão algumas sugestões para reduzir a concorrência e potencializar a combinação entre os treinos:
– Faça divisão das valências em sessões diferentes, preferencialmente;
– Se for combinar FORÇA com CONDICIONAMENTO, faça membros superiores e uma atividade de predomínio de membro inferior (bicicleta ou corrida);
– Treino de quadra ou campo após treino de força;
– Flexibilidade pode ser trabalhado, melhor em sessão separada.

Marta Silva
2025-06-25 17:33:21
Count answers
: 15
Ao fazer dois exercícios em sequência, sem descanso, o grau de dificuldade e exaustão do seu músculo aumenta significativamente, obrigando à redução das cargas, o que diminui o risco de lesões e gera bons resultados mesmo sem sobrecarga.
Para ganho de massa muscular é preciso que os exercícios que serão combinados trabalhem o mesmo grupamento muscular.
Já para quem visa ao emagrecimento o mais indicado é que sejam trabalhados grupamentos diferentes, por exemplo, conjugar um exercício para pernas com outro para braços.
Desta forma, o gasto calórico se eleva e a frequência cardíaca se mantém elevada.
Aumenta o gasto energético e consequente perda de gordura;
Trabalha condicionamento físico;
Estimula mais o músculo do que o exercício simples;
Pode ser usado para qualquer objetivo na musculação, tanto ganho de massa quanto perda de gordura.

Salvador Amaral
2025-06-25 16:35:38
Count answers
: 17
Exercício combinado ou multiarticular é aquele que envolve o movimento simultâneo de duas ou mais articulações, recrutando múltiplos grupos musculares. Exercícios combinados promovem maior gasto calórico por envolverem mais massa muscular, maior demanda cardiorrespiratória e maior tempo sob tensão total, sendo ideais para quem busca treinos mais rápidos. Os exercícios combinados, quando realizados de forma correta, são fundamentais para desenvolver coordenação intermuscular, padrão motor e base de força. No início da sessão, é recomendado priorizar exercícios combinados, pois eles exigem uma maior demanda neuromuscular. Os exercícios combinados são importantes na fase final de reabilitação e prevenção, simulando padrões de movimento funcionais e fortalecendo cadeias musculares. Sendo os combinados ideias para potência, força, coordenação e economia neuromuscular. Os benefícios dos exercícios combinados para ganho de força e hipertrofia incluem: Maior ativação neural, Maior carga absoluta suportada e Estímulo mais amplo de grupos musculares.

Sebastião Tavares
2025-06-25 14:10:03
Count answers
: 17
A combinação de diferentes tipos de treinamento pode ser uma ótima estratégia para alcançar resultados mais eficazes em sua rotina de exercícios. O objetivo principal dos treinos combinados é promover uma variedade de estímulos ao corpo, evitando que ele se adapte facilmente ao mesmo tipo de atividade física e reduzindo o risco de lesões decorrentes do desgaste repetitivo de um único grupo muscular.
Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.
A combinação de exercícios de força, como levantamento de peso e exercícios de resistência, com exercícios cardiovasculares, como corrida ou ciclismo, pode ajudar a queimar gordura e a construir músculos ao mesmo tempo.
O treinamento de intervalos de alta intensidade envolve alternar entre períodos de exercício intenso e períodos de descanso.
O treinamento funcional envolve exercícios que imitam os movimentos que fazemos no dia a dia, como agachar, levantar e girar.
A combinação de diferentes tipos de treinamento depende dos seus objetivos pessoais, nível de condicionamento físico e preferências individuais.