Treinar nos primeiros horários do dia pode gerar maior disposição para aproveitar as atividades que ainda virão nas horas restantes, além de ajudar a manter o metabolismo acelerado e o corpo mais ligado e alerta, principalmente entre os que realizam atividades aeróbicas, como correr, pedalar ou nadar.
Exercícios de força também são beneficiados pelo fato de os níveis de insulina e cortisol serem mais altos pela manhã.
Além disso, treinar de manhã pode auxiliar pessoas que têm como foco emagrecer e portadores de diabetes.
Pessoas que querem melhorar a função cardíaca, função respiratória, a capacidade aeróbia, treinar de manhã pode ter um efeito maior porque o corpo está sendo desafiado e irá apresentar uma adaptação mais intensa nessa condição.
Treinar de manhã também pode ajudar, com maior eficácia, o organismo a produzir melhor substâncias como serotonina e dopamina, responsáveis por sentimentos de bem-estar e felicidade.
Tem também o fato de que as pessoas geralmente acordam mais tranquilas para começar uma atividade sem a interferência de outros afazeres do dia, que virão apenas mais tarde.
Às vezes, no final do dia, a gente já teve uma série de tarefas e, por vezes, decepções, preocupações, que podem interferir na disposição para o exercício físico.
Pela manhã, pode ser interessante tomar um banho para “despertar” mais para o início das atividades do dia.
Quanto à alimentação para antes do treino, o médico do esporte indica sucos e o consumo de carboidratos como principais, pois a energia para o treino está ligada diretamente a esses alimentos.
É preciso ter uma alimentação de uma digestão fácil para conseguir dormir.
Alimentos com mais fibras que tenham menos quantidade de gordura são fundamentais.
Nas entre linhas, o essencial é que se crie uma rotina de saúde, até que o objetivo final se torne um hábito.
Dessa forma, tais atitudes serão tão automáticas que não serão mais pensadas para a sua execução e você terá um treino de maior disposição e eficácia.