:

O que define mais o corpo, musculação ou funcional?

Hugo Silva
Hugo Silva
2025-06-25 22:12:50
Count answers : 8
0
Exercícios funcionais movimentam todas as regiões do corpo de uma forma integrada, enquanto o trabalho com pesos é ótimo para hipertrofia muscular. O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. A musculação é muito eficiente para a hipertrofia, que não é o objetivo central do funcional. Segundo o professor Saulo, o treinamento praticado com dedicação, agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética. Já para o professor Cláudio Baiano, também especialista em treinamento funcional, o método garante força, mas não aumento de volume muscular. Você não vai ficar com corpo de fisiculturista fazendo treinamento funcional, mas certamente vai ter força em todo o corpo. O funcional até pode trazer definição, mas não trabalha o volume. Ele inclusive recomenda a prática dos dois métodos em paralelo, para garantir condicionamento físico, força, potência e definição musculares.
Rafael Garcia
Rafael Garcia
2025-06-17 15:09:21
Count answers : 12
0
A musculação é realizada através de aparelhos com cargas variadas que trabalham as áreas do corpo separadamente visando maior ganho muscular. Além de proporcionar ganho de massa, a musculação também ajuda a emagrecer, a eliminar gorduras, a aumentar força muscular, melhorar a postura e, consequentemente, o bem-estar. O treino funcional tem com o objetivo melhorar a aptidão física. Nela, os atletas praticam de acordo com o seu nível de condicionamento, podendo mudar a intensidade e os pesos. Com essa prática é possível melhorar a capacidade física, a agilidade, velocidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, força e muito mais. O funcional busca trabalhar o “CORE”, conhecido como centro de gravidade do corpo, que são músculos responsáveis pela estabilização da coluna. Dessa forma, essa área é trabalhada em todas as atividades. Além disso, é importante ressaltar que alguns fatores como hereditariedade e problemas de saúde podem dificultar o aparecimento dos resultados. Apesar das vantagens, o crossfit e a musculação têm benefícios diferentes, como maior gasto calórico, ganho de massa magra, perda de gordura e definição muscular para o crossfit, e maior ganho muscular para a musculação. A escolha entre musculação e treino funcional depende do objetivo e do nível de condicionamento físico de cada pessoa. Ambas as modalidades oferecem benefícios significativos para a saúde física e mental.
Carlos Assunção
Carlos Assunção
2025-06-11 12:36:22
Count answers : 14
0
Treinamento funcional utiliza múltiplas articulações simultaneamente, utiliza de movimentos a partir do centro do corpo para as extremidades, e baseados nos movimentos fundamentais humanos. A musculação consiste na realização de alguns movimentos previamente padronizados com o uso de sobrecarga externa, ou seja, com uso de uma carga para realização desse movimento. Sendo assim, é inviável apontar que musculação se sobressai ao funcional e vice-versa. Ambos os treinamentos trazem melhoras para o praticante. Se o intuito é trabalhar a resistência muscular, agilidade, coordenação e potência, geralmente os funcionais trazem mais vantagens do que a musculação. Agora caso a intenção seja desenvolver a força máxima ou trabalhos hipertróficos, a musculação torna-se interessante. Dependendo do objetivo, um único tipo de treinamento já vai trazer esse benefício para esse indivíduo. Treinamento funcional enfatiza o trabalho da região central do corpo, que é chamado de core, compreende diversos músculos, que fazem a estabilização da coluna vertebral, como músculos abdominais, paravertebrais, glúteos e entre outros. Por exemplo: se eu trabalhar um exercício como leg press, que não é exatamente o mesmo movimento de sentar-se e levantar da cadeira, mas o fato de melhorar a força dos membros inferiores indiretamente vai fazer com que o indivíduo também tenha uma melhora funcional ao se levantar de uma cadeira, realizando tal movimento com mais facilidade.
Lia Simões
Lia Simões
2025-06-01 01:55:06
Count answers : 4
0
O treinamento funcional melhora a performance de todo o corpo, deixando-o “mais inteligente”. Os benefícios do treinamento funcional são bem abrangentes. Além de otimizar a execução de movimentos comuns que executamos no dia a dia, ele: Define a musculatura. Por mais que as variações no número de repetições e séries das sessões de musculação possam trazer vantagens diversas, o principal objetivo é a hipertrofia. A musculação por si só tem baixo gasto calórico e não ajuda muito quem quer perder peso. De forma geral, a musculação é para quem busca força e hipertrofia e o treinamento funcional é para quem quer melhorar a performance de todo o corpo. Ainda assim você está pensando em fazer aulas de treinamento funcional, converse com um especialista.
Isaac Borges
Isaac Borges
2025-05-22 07:58:20
Count answers : 10
0
O treino funcional é composto por séries de exercícios multiarticulares que, ao contrário da musculação, trabalham diversas partes do corpo ao mesmo tempo. O objetivo da atividade é desenvolver capacidades físicas para melhorar o desempenho dos praticantes em tarefas diárias. O treinamento funcional permite ganho de massa muscular porque alguns exercícios envolvem força. Claro que a hipertrofia não é o principal resultado dos exercícios funcionais, mas se há desempenho e constância, o volume de músculos aumenta. É importante estar seguro nas posturas durante os exercícios para evitar lesões. Exercícios que fortalecem os ossos e os músculos são essenciais para evitar doenças e demais problemas de saúde. Manter o corpo ativo ajuda ainda a melhorar resultados da menopausa, de períodos pós-operatório e pode ajudar a prevenir fraturas nos ossos, por exemplo. A massa muscular e óssea do corpo humano atinge o pico antes dos 30 anos.