O que significa treinamento cognitivo?

Marco Castro
2025-07-07 00:50:19
Count answers: 5
O treino cognitivo pode ser realizado a partir de atividades que envolvam desafios matemáticos, raciocínio lógico, foco, memória e atenção.
A esses desafios você pode adicionar outras atividades, associando movimentos mecânicos simples como passar uma bola de uma mão para outra, por exemplo.
Os jogos cognitivos estimulam diversas habilidades e contribuem no processo de aprendizagem.
Por isso, são indicados para todas as idades, auxiliando desde o processo de aprendizagem infantil até a reabilitação de doenças degenerativas, como demonstrou um estudo da Nature que listou os benefícios do treino cognitivo na marcha de pessoas portadoras de Parkinson, além de melhora na velocidade de processamento e redução da sonolência diurna.
Desenvolvidos por especialistas e validados cientificamente, os jogos do Afinando o Cérebro são indicados para pessoas de todas as idades, oferecem diversos níveis de dificuldade e a possibilidade de acompanhar o seu progresso de um jeito muito simples.
Os benefícios são inúmeros, atuando diretamente em questões educacionais, comunicativas e preventivas, que vêm sendo constantemente aprovadas por profissionais, usuários e seus familiares.
Imagine uma plataforma online com acesso a mais de 160 atividades cognitivas que desafiarão suas habilidades de foco, memória, atenção e concentração ao mesmo tempo em que treina também suas habilidades comunicativas.
Treino Cognitivo é com o Afinando o Cérebro.
Experimente o treino cognitivo online do Afinando o Cérebro e junte-se aos mais de 50 mil usuários que já aprovaram a plataforma.
Faça um cadastro agora mesmo e comece a usar gratuitamente.
Durante sete dias, você terá acesso a todas as atividades disponíveis*.*Exceto atividades em idiomas estrangeiros.

Gonçalo Branco
2025-07-06 23:55:07
Count answers: 6
O treino cognitivo, além de conseguir aprimorar alguns aspectos do funcionamento cerebral, traz vantagens e melhor qualidade de vida para os portadores de doenças neurodegenerativas.
Esses treinos são técnicas que ajudam a aquecer as funções cerebrais, funcionam como uma malhação do cérebro, sendo assim, cada treino tem uma abordagem individualizada, com a realização de algumas tarefas cujo foco é melhorar os objetivos pessoais e reduzir as limitações específicas do dia a dia.
Mas o intuito central desse recurso é o aprimoramento das habilidades cognitivas em geral: atenção, memória, percepção e linguagem, entre outras.
Assim como você exercita o corpo, também deve exercitar o cérebro como um todo para que ele tenha melhor desempenho.
Essa ginástica deixa o cérebro mais capaz na hora de realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, além de mantê-lo mais forte, ágil e flexível.

Kyara Amaral
2025-07-06 23:11:18
Count answers: 7
O treino cognitivo é o conjunto de técnicas que contribuem para estimular as funções cerebrais e a capacidade mental.
Tem o objetivo de aprimorar as habilidades cognitivas gerais, como atenção, funções executivas, memória, percepção, praxia, linguagem, entre outras, e isso tende a fazer com que o paciente consiga buscar mais estratégias de adaptação frente às demandas do dia a dia.
De forma geral, a reabilitação cognitiva cumpre com as estratégias restaurativas e também de adaptação.
Um treino cognitivo que melhora a qualidade da atenção, por exemplo, pode refletir diretamente na interação social do paciente, nas suas atividades funcionais, nas suas habilidades de execução de autocuidado, no preparo das suas tarefas no ambiente doméstico e até mesmo no seu convívio em comunidade.
Além disso, o treino cognitivo pode diminuir a velocidade de piora das doenças neurodegenerativas.
Muitas vezes as pessoas acham que algumas doenças por não terem tratamento que levem a cura estarão resignadas aquele diagnóstico e nada se terá a fazer.
Mas mesmo que um tratamento não mude o curso da doença, ou seja, ainda que a patologia continue progredindo, com a intervenção do treino cognitivo o paciente consegue melhorar a sua qualidade de vida, uma vez que ele terá oportunidades de melhor usufruir da qualidade geral da sua atenção, da sua percepção visual, da sua linguagem, e assim por diante.
É importante enfatizar que mesmo as doenças com progressão certeira, que a ciência ainda não descobriu a cura, podem ser minimizadas com intervenções não apenas de medicamentosas, mas também com as intervenções não-medicamentosas, por meio da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e também com a Neuropsicologia a partir das possibilidades de treino cognitivo.

Marco Matos
2025-07-06 21:04:22
Count answers: 8
Também conhecido como treinamento cerebral, o treinamento cognitivo é uma abordagem não medicamentosa que envolve seguir uma série de atividades mentais regulares destinadas a ajudar a manter ou mesmo aumentar as habilidades cognitivas de uma pessoa.
Os tipos gerais de treinamento mental podem envolver jogos de tabuleiros, videogames, palavras cruzadas, realidade virtual, interações sociais, atividades criativas, leitura, meditação.
Quanto mais os órgãos dos sentidos são envolvidos, melhor.
Essas habilidades têm usos óbvios na vida diária.
Ser capaz de prestar atenção pode ajudá-lo a se concentrar em uma aula ou a concluir tarefas sem se distrair.
Ser capaz de lembrar mais coisas pode ajudá-lo a aprender coisas novas com eficiência ou lembrar os nomes de novas pessoas que você conhece.