:

O que é treinamento físico integrado?

Gustavo Branco
Gustavo Branco
2025-07-07 03:10:33
Count answers: 5
O treinamento funcional refere-se à aquisição de habilidades e competências buscando sua eficiência, ou seja, treinamento do movimento com propósito, através de uma metodologia com o maior objetivo de deixar o corpo mais inteligente. O MÉTODO SIM é um sistema baseado na utilização de diversas metodologias de treinamento visando a melhora da capacidade funcional, amplificando as possibilidades motoras e possibilitando assim movimentos mais inteligentes e precisos. É a interação entre estabilidade e da mobilidade para aumentar a função e fornecer a base adequada para o desenvolvimento de habilidades e assim promover uma REPADRONIZAÇÃO BIOMECÂNICA. A estabilização mecânica e a mobilidade são dois pilares fundamentais para o movimento seguro. A estabilidade de um segmento é dada, principalmente pela musculatura profunda, a qual se encontra comprometida na presença de desequilíbrio muscular, na deficiência no recrutamento muscular. Já a mobilidade, não necessariamente é embasada na flexibilidade, mas sim na mobilidade específica para cada movimento, na capacidade da articulação de se movimentar em sua total amplitude. O treinamento possui uma base a qual precisa ser trabalhada para que se possa buscar movimentos avançados e pleitear um maior rendimento e desenvolvimento de capacidades. A AVALIAÇÃO é a base para todo o tratamento, sendo que a partir dela identificar padrões de imobilidade e padrões de instabilidade, debilidades funcionais, as quais, hoje são indicativos primários de futuras lesões. Após uma boa avaliação o DESENVOLVIMENTO DE BASE vem de encontro para os componentes estabilizadores funcionarem em perfeitas condições. Outro fator que é importante a ser observado é a AMPLITUDE DE MOVIMENTO PRESERVADO, que esta na capacidade de movimentar as articulações por toda a amplitude fisiológica com segurança. O treinamento do core é um dos pilares do treinamento funcional, podendo ser incorporado em programas de exercício. O treinamento do fortalecimento e da estabilização do core podem reduzir possíveis riscos de lesões e melhorar o desempenho de maneira geral.
Erica Ferreira
Erica Ferreira
2025-07-07 01:07:39
Count answers: 6
O Treinamento Integrado é um método de preparar os músculos para treinar pesado, oferecendo maior amplitude de movimentos e performance. Nesse tipo de treino, que já começa no esquenta, é possível trabalhar funcionalidades e ainda explorar diversas capacidades que o seu corpo nunca tinha imaginado fazer. Isso acontece devido à liberdade de movimento em padrões como puxar, empurrar, rotacionar, mudar de nível e se locomover. No Treinamento Integrado, a musculatura é reunida para promover a movimentação de uma forma geral. Ou seja, os músculos e articulações são estimulados para gerar mais estabilidade, equilíbrio, consciência corporal e força. Integração, intensidade e liberdade são as palavras-chave quando falamos dos benefícios diretos dessa forma de treino. Ele começa no aquecimento usando a automassagem, passa pelo alongamento dinâmico e ativação, proporcionando aumento na performance, e chega aos movimentos padrões de treino. A automassagem é o momento principal da preparação, pois torna os tecidos mais maleáveis e extensíveis. O treinamento integrado explora as capacidades coordenativas e condicionantes em todos os planos de movimento. Há um envio e recebimento de respostas entre o cérebro e os músculos com muito mais rapidez e isso ajuda muito na hora de realizar atividades diárias, esportivas e de reabilitação.
Vanessa Cruz
Vanessa Cruz
2025-07-07 00:43:39
Count answers: 8
É nesse cenário que nasce o Treinamento Físico Integrado, recuperando a antiga maneira de treinar o corpo, com movimento e integração. O Treinamento Integrado visa ampliar nosso repertório motor e nos ajudar a readquirir os padrões fundamentais do movimento humano, que foram perdidos com o decorrer da vida, mas deveriam ser a base para o início de um programa adequado de treinamento. Treinar integrado significa treinar com eficiência, integrando grandes e pequenos grupos musculares e suas articulações, diferente de um treino com máquinas, que visa ao máximo o isolamento muscular. Os benefícios do treinamento integrado ao longo da vida são imensuráveis. Muito além da estética, vai da segurança e eficiência à qualidade de vida. É você sentir-se mais forte com funcionalidade para caminhar melhor, correr, nadar, andar de bicicleta no final de semana, brincar com os netos, praticar um esporte radical, enfim, adquirir capacidade de ser independente fisicamente.
Matheus Baptista
Matheus Baptista
2025-07-06 23:52:46
Count answers: 8
O Treinamento Integrado visa ampliar o repertório motor do corpo humano, que deveria ser a base para o início de um programa adequado de treinamento. Treinar integrado significa treinar com eficiência, integrando grandes e pequenos grupos musculares e suas articulações, diferente de um treino com máquinas, que visa ao máximo o isolamento muscular. Diogo explica que a idéia do treino integrado é explorar outros planos de movimentos que foi desaprendido com o tempo, e quanto maior o repertório motor, mais movimento no corpo a pessoa vai ter. Quando ficamos em um plano, nosso corpo vai se esquecendo dos outros planos e isso gera as disfunções ocasionando no futuro lesões ou dores.