:

Como fazer um treino cognitivo?

Juliana Barros
Juliana Barros
2025-07-07 03:46:58
Count answers: 9
O cérebro também precisa de exercícios para se aprimorar. Esses treinos são técnicas que ajudam a aquecer as funções cerebrais, funcionam como uma malhação do cérebro, sendo assim, cada treino tem uma abordagem individualizada, com a realização de algumas tarefas cujo foco é melhorar os objetivos pessoais e reduzir as limitações específicas do dia a dia. Existem algumas atividades do dia a dia que podem ajudar nesse treino – o ideal é ir aumentando o grau de dificuldade dos exercícios para não estagnar. Faça atividades físicas - manter uma rotina de exercícios ajuda na criação de novos neurônios, estimule a imaginação - tire um tempo para ouvir música, pintar e dançar, o que pode ajudar a ter mais flexibilidade mental, aprenda coisas novas - aprender novas línguas pode ajudar a desenvolver mais áreas cerebrais, afinal, a linguagem é uma das funções cognitivas mais complexas, tenha o hábito em ler - ler ajuda na percepção, na memória, no raciocínio, na imaginação e na criatividade, entre outras habilidades cognitivas.
Kevin Miranda
Kevin Miranda
2025-07-07 03:35:21
Count answers: 4
Na UpGrow, quando uma família vem para consulta por sugestão da escola ou porque ela mesma observou algum comportamento disruptivo, começamos a trabalhar com a criança por meio do jogo. O jogo é uma ferramenta que nos permite conhecer a pessoa em sua essência, pois cada jogo é uma representação imaginária ou fantástica de situações reais ou habituais. No jogo, há normas ou regras do jogo que devem ser conhecidas e respeitadas. Quando jogamos, o cérebro consciente relaxa, a informação entra sem preconceitos, permitindo um aprendizado natural e duradouro. Treinamento cognitivo com a NeuronUP A plataforma de reabilitação e estimulação cognitiva NeuronUP complementa a intervenção psicopedagógica que realizamos no consultório, pois foi projetada em um formato lúdico e digital. No assunto que nos interessa, que é a reeducação do comportamento por meio do treinamento neurocognitivo, programamos sessões com atividades que melhoram as seguintes competências comportamentais. Se quisermos complementar a nossa intervenção no caso de uma menina de 7 anos com dificuldades de atenção, acompanhadas de dificuldades na área de matemática, vamos programar sessões para ela, na plataforma de treinamento cognitivo NeuronUP, com jogos que exijam o exercício dos processos de atenção e que envolvam o uso do raciocínio lógico-matemático, acrescentando gradualmente atividades numéricas. No início, tentamos trabalhar as habilidades matemáticas de uma forma que não seja muito óbvia para o aluno, para que ele não encontre uma conexão com os conteúdos escolares e tenha uma reação negativa ou de rejeição. Alguns exemplos desses jogos que combinam atenção e matemática são: Ordem na fazenda: é um “sudoku” de desenhos com foco na memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento e raciocínio, Contagem de sons: é apresentada uma sequência de sons que deve ser ouvida com atenção (atenção sustentada) para que seja possível contá-los e obter um resultado no final. Estamos trabalhando com as funções executivas de memória de trabalho e velocidade de processamento. A atenção, por meio da audição, também pode ser trabalhada com a atividade Diretor da Orquestra Para trabalhar o raciocínio, a memória de trabalho e a velocidade de processamento, há várias atividades com números: Ordenar os números: velocidade de processamento, Números misturados: raciocínio matemático, Jogo de tampas: memória de trabalho, atenção sustentada, heminegligência, inibição. Tudo é treinável e melhorável.
Lara Gaspar
Lara Gaspar
2025-07-07 02:33:04
Count answers: 8
Treino cognitivo pode ser realizado a partir de atividades que envolvam desafios matemáticos, raciocínio lógico, foco, memória e atenção. A esses desafios você pode adicionar outras atividades, associando movimentos mecânicos simples como passar uma bola de uma mão para outra, por exemplo. Faça coisas rotineiras de modo diferente, como mudar a localização de objetos dentro de casa ou escolher um caminho diferente para ir ao trabalho. Experimente ouvir uma música enquanto tenta identificar que instrumentos musicais estão sendo usados. Ao cozinhar, explore os aromas da cozinha e de seus pratos favoritos, associando-os às suas memórias. Escolha jogos que estimulem o raciocínio lógico, como os disponíveis na plataforma Afinando o Cérebro. Imagine uma plataforma online com acesso a mais de 160 atividades cognitivas que desafiarão suas habilidades de foco, memória, atenção e concentração ao mesmo tempo em que treina também suas habilidades comunicativas. Desenvolvidos por especialistas e validados cientificamente, os jogos do Afinando o Cérebro são indicados para pessoas de todas as idades, oferecem diversos níveis de dificuldade e a possibilidade de acompanhar o seu progresso de um jeito muito simples. Experimente o treino cognitivo online do Afinando o Cérebro e junte-se aos mais de 50 mil usuários que já aprovaram a plataforma. Faça um cadastro agora mesmo e comece a usar gratuitamente.