:

IMC funciona para quem faz musculação?

Edgar Neves
Edgar Neves
2025-07-08 09:07:00
Count answers : 8
0
Enquanto o IMC é comumente aceito, muitos especialistas o consideram impreciso porque não consegue distinguir massa óssea, massa muscular e excesso de gordura. Muito se questiona sobre as falhas no atual sistema de medição para calcular se uma pessoa está no peso ideal --o famoso Índice de Massa Corporal, ou IMC (peso/altura²). Mas será que dá para saber qual o estado da saúde de alguém apenas com base em seu peso, sem contar com a composição corporal (músculo e gordura)? O IMC também não explica a influência do gênero --as mulheres geralmente têm mais gordura corporal que os homens.
Hugo Carneiro
Hugo Carneiro
2025-07-08 07:10:45
Count answers : 11
0
IMC não é parâmetro fidedigno para avaliação corporal. Pessoas musculosas pode ter IMC com sobrepeso ou obesidade. O exame mais preciso para avaliação da composição corporal é a bioimpedância. O exames de bioimpedância consegue fornecer parâmetros comparativos bons de massa muscular, gordura e suas distribuições, agua corporal, minerais , taxa metabólica basal. Porem um método melhor para para avaliar gordura corporal é adipometria e para avaliar a taxa metabólica basal a calorimetria indireta.
Iara Machado
Iara Machado
2025-07-08 06:56:17
Count answers : 11
0
O IMC não discrimina os componentes magro e gordo da massa corporal total. Quando este indicador encontra-se acima ou abaixo normal recomenda-se uma avaliação complementar de composição corporal. Por isso, não basta apenas aprender como medir o IMC, porque certos resultados podem ter a ver com casos como de pessoas muito musculosas, que vão apresentar um IMC que pode estar elevado sem, no entanto, significar obesidade. Ao medir índice de massa corporal e verificar que encontra-se acima do normal, é aconselhável fazer uma avaliação de composição corporal. A finalidade é verificar se o excesso de peso está relacionado à sua quantidade de massa magra ou adiposa. Recomendamos uma consulta médica e uma consulta nutricional para verificação do seu estado geral de saúde e hábitos alimentares para iniciar um processo saudável para perder peso. Faça uma avaliação de composição corporal para verificar se o excesso de peso está relacionado à quantidade de massa magra ou adiposa. No caso do excesso de adiposidade, recomendamos uma consulta endocrinológica e uma consulta nutricional, para verificação do seu estado geral de saúde e hábitos alimentares.
Miguel Leal
Miguel Leal
2025-07-08 06:45:45
Count answers : 12
0
Uma pessoa com uma conformação física mais robusta, com maior massa muscular e densidade óssea pode ser avaliada como sobrepeso, embora trate-se de alguém saudável e com menor risco de se machucar. No caso dos esportistas, não é interessante, pois tais indivíduos possuem um peso maior por conta do ganho de massa muscular. Sendo assim, os parâmetros para desportistas são outros. O cálculo do IMC não é indicado para pacientes oncológicos, gestantes e atletas. No caso de crianças, há outros gráficos. Então, se você é atleta já sabe que se basear pelo IMC não é a melhor solução.
Eva Fonseca
Eva Fonseca
2025-07-08 06:36:45
Count answers : 6
0
O IMC é um cálculo simples que considera apenas o peso e a altura, sem diferenciar entre os tipos de tecido no corpo. Isso significa que uma pessoa com alta porcentagem de massa muscular pode ser classificada como “acima do peso” ou até “obesa” segundo o IMC, mesmo estando em excelente forma física e com baixos níveis de gordura corporal. Por exemplo, atletas frequentemente possuem IMCs elevados devido à alta quantidade de massa muscular, mas isso não reflete sua saúde ou composição corporal real. Quando nos exercitamos, especialmente em atividades que envolvem força ou resistência, como musculação, crossfit ou esportes de alto impacto, nossa composição corporal pode mudar significativamente. O peso corporal é uma soma de vários componentes: massa muscular, gordura corporal, ossos, água e outros tecidos. Como o músculo é mais denso que a gordura, ele ocupa menos espaço, mas pesa mais. Isso pode fazer com que o peso total na balança aumente ou permaneça estável, mesmo quando há uma redução significativa na gordura corporal.