Som binaural faz mal?

Raquel Cardoso
2025-07-27 11:39:42
Count answers
: 21
Algumas pesquisas já buscaram investigar o efeito dos sons binaurais, e, até agora, se descobriu que eles podem realmente ajudar no alívio de sintomas de dor, stress e uso de analgésicos em pacientes com dores crônicas.
Em estudo publicado em na revista Psychological Research, pesquisadores da Universidad Nacional de Educación a Distancia, em Madrid, investigaram os efeitos dos sons binaurais no cérebro e encontraram efeitos positivos na memória, ansiedade e alívio da dor.
Outros estudos, como o de pesquisadores da University of Thessaloniki, na Grécia, feito com experimentos duplo-cegos, randomizados e cruzados, descobriram efeitos de alívio da dor e do stress em comparação com uso de placebo.
Não há consenso na comunidade científica, no entanto.
Um estudo conjunto entre cientistas canadenses e franceses, publicado em na revista científica eNeuro, concordam que há um efeito produzido pelos sons binaurais, mas acreditam que seu benefício não seja maior que o de outros tipos de sons relaxantes, como playlists de música clássica ou de barulhos da natureza por aí.
As evidências de que tais experiências possam ter um efeito similar ao de drogas psicoativas, no entanto, são bem limitadas.
Não há, até o momento, estudos laboratoriais que comparem a ingestão de substâncias com os substitutos binaurais, o que poderia trazer respostas mais definitivas.

Cátia Lopes
2025-07-19 06:30:16
Count answers
: 21
De acordo com a teoria, essa consequência seria capaz de alterar o estado de consciência da pessoa, ainda que não tenham estudos científicos suficientes que comprovem o efeito.
Ainda assim, a Binaural Beats está disponível na internet.
No entanto, não são todos os usuários que relatam sentir o efeito prometido.
Além da simulação de drogas, a Binaural Beats também é utilizada por algumas pessoas para se acalmar e obter uma sensação de tranquilidade.
De acordo com o levantamento australiano, a maioria dos usuários contou que recorrem à técnica para relaxar ou adormecer, 72% dos participantes, e para mudar meu humor, 35%.

Iris Reis
2025-07-10 02:20:30
Count answers
: 10
Embora as ondas binaurais, mesmo em suas mais variadas frequências, não sejam capazes de emular os efeitos provocados pelo uso de drogas, não são inofensivas.
A estimulação auditiva excessiva pode ser um problema no longo prazo porque o uso de fones de ouvido em volume exagerado aumenta o risco de surgimento de zumbidos no ouvido.
Além disso, a aparente ineficácia das drogas pode levar o usuário para outros caminhos, esses, sim, mais obscuros.
“Ao experimentar essas batidas e identificar que parecem inofensivas, os jovens podem se sentir encorajados a buscar entorpecentes de verdade”, diz o otorrinolaringologista Manoel de Nóbrega.
Por isso, é fundamental um grito de alerta: atenção à vida digital dos jovens e aos usos que fazem dos aparelhos eletrônicos.

Kevin Moreira
2025-07-10 01:45:04
Count answers
: 16
Além de gerar dependência psicológica, podem causar danos auditivos importantes, inclusive a surdez.
É considerado, pelos especialistas, um desafio perigoso.
A estimulação externa exagerada e contínua de ruídos pode provocar alterações na neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de crescer, desenvolver e alterar sua estrutura, podendo afetar as conexões necessárias para o desenvolvimento cerebral e mental saudável.
A perda auditiva progressiva que pode chegar à surdez, é uma condição irreversível, já que compromete as células ciliadas do ouvido interno, que não se regeneram.
Ruídos acima de 80 dB são considerados nocividade auditiva, enquanto o limiar da dor auditiva é estimado em torno de 120 a 140 dB.
Dificuldades para perceber sons agudos; presença de zumbidos; transtornos de comunicação, gerando isolamento social, dificuldade de interação em nível familiar, no lazer, na escola, na vida social; alterações no sono ou mesmo alucinações auditivas em pessoas mais sensíveis são alguns exemplos de sintomas auditivos e não auditivos que podem ocorrer e devem ser observados.
Evitar o ruído intenso e assegurar o uso de fones de ouvido compatível com o ouvido humano, além de limitar o tempo de uso, bem como adequar o volume de som em aparelhos e equipamentos como computador, notebook, telefones celulares ou televisões ou em ambientes abertos ou fechados com outros ruídos associados são algumas formas de promover a reabilitação auditiva.

Miriam Loureiro
2025-07-10 01:35:01
Count answers
: 17
O neurocirurgião explica que esse tipo de tecnologia não é capaz de levar à dependência. No entanto, são necessários cuidados para evitar a possibilidade de perda auditiva. Para potencializar a experiência, o jovem que é muito curioso aumenta o volume e coloca o seu aparelho auditivo em risco. Sabemos que você escutar por um tempo muito prolongado uma determinada música ou barulho mesmo pode provocar lesão definitiva no ouvido. Pesquisas investigando batidas binaurais detectaram efeitos positivos para alívio da dor, redução da ansiedade e memória.
Read also
- É bom ouvir ondas binaurais?
- O que as ondas binaurais fazem no cérebro?
- Para que serve o áudio binaural?
- O que a ciência diz sobre ondas binaurais?
- Quanto tempo ouvir frequência binaural?
- Quais são as 6 frequências de cura?
- O que significa sons binaurais?
- Como o som afeta o cérebro?
- Qual a melhor frequência para o cérebro?