:

Quais são os 4 pilares da higiene ocupacional?

Iara Castro
Iara Castro
2025-06-15 11:08:04
Count answers : 12
0
Coordenação na implementação de Programa de Higiene Ocupacional, com avaliação de agentes químicos e físicos. Implementação do Programa de Prevenção aos Riscos Ambientais (PPRA). Experiência de mais de 20 anos no mercado corporativo e atuação na área de Assuntos Regulatórios com foco em Segurança do Produto. Obtenção de Acordo Tripartite e autorização definitiva para o transporte marítimo de produtos químicos junto à Diretoria de Portos e Costas - Marinha Brasileira. Membro do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB10 / ABNT). Formação em Engenharia Química (Faculdades Oswaldo Cruz), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Ciências Toxicológicas pela Faculdades Oswaldo Cruz e Saneamento do Meio pela Faculdade Mackenzie. na elaboração de documentos (FISPQ, FEMERG, Rótulo para embalagens), bem como atendimento regulatório dos países México; Venezuela; Estados Unidos; Uruguai e Brasil no âmbito de Segurança do Produto. none
Lourenço Correia
Lourenço Correia
2025-06-03 05:04:11
Count answers : 15
0
A Higiene Ocupacional é a ciência responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais promovendo medidas preventivas e corretivas para assegurar a saúde e bem-estar do trabalhador. Sendo assim, ela é subdividida em quatro etapas: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos. A antecipação de riscos tem como objetivo prever potenciais riscos e estabelecer medidas de eliminação ou controle antes deles acontecerem no ambiente de trabalho. O reconhecimento de riscos é fundamental, pois os riscos que não forem reconhecidos não poderão ser corretamente avaliados e muito menos controlados. A avaliação de riscos é julgar as exposições de acordo com os critérios de tolerabilidade adequados. A última etapa da Higiene Ocupacional é a de controle dos riscos ambientais. Nela visa-se minimizar as exposições aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho de modo a proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Alexandre Matos
Alexandre Matos
2025-05-25 21:40:12
Count answers : 17
0
Existem quatro pilares principais que sustentam a higiene ocupacional: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos. O primeiro pilar é a antecipação de riscos. O segundo pilar é o reconhecimento de riscos, que é o processo de identificação de riscos existentes no ambiente de trabalho. O terceiro pilar é a avaliação de riscos. O último pilar é o controle de riscos. Em conclusão, os quatro pilares da higiene ocupacional — antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos — são essenciais para manter a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.