:

O que é considerado comida orgânica?

Joana Matos
Joana Matos
2025-08-26 00:24:28
Count answers : 14
0
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos e sem uso de adubos químicos e substâncias sintéticas que estimulam o crescimento dos alimentos ou agridem o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais. O agricultor orgânico passou por uma análise. Verificaram o solo, as mudas que ele utiliza, o processo de adubação. São diversos parâmetros que vão indicar se o produto é orgânico, ou seja, produzido de maneira natural.
William Mota
William Mota
2025-08-20 05:51:54
Count answers : 21
0
Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais. O produtor orgânico se dedica muito para poder entregar produtos com grande valor nutricional e livres de contaminação por agrotóxicos, medicamentos veterinários, transgênicos e tudo mais que possa por em risco a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. A principal característica deste sistema de produção é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridem o meio ambiente. O selo verde que identifica alguns produtos orgânicos tem muito valor, Significa não só que aquele alimento foi cultivado com fertilizantes naturais, sem agrotóxicos nocivos, mas também que a produção respeitou os direitos dos trabalhadores, não empregou menores e não agrediu o planeta. O artigo 1º da Lei 10.831 dá uma boa ideia do alcance da agricultura orgânica, ao definir seus objetivos: oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais, preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, incremento da atividade biológica do solo, manutenção da fertilidade da terra no longo prazo, promoção do uso saudável do solo, da água e do ar e redução ao mínimo de todas as formas de contaminação desses elementos – entre várias outras metas. O texto da lei é o suficiente para mostrar, com clareza, a importância dos produtos orgânicos para um país e seus habitantes. Trata-se, acima de tudo, da preservação da saúde e da natureza, da não agressão ao organismo e ao meio ambiente. Além disso, em geral o alimento orgânico é mais saboroso do que aquele produzido por métodos convencionais. Ao adquirir produtos orgânicos, o consumidor leva para casa alimentos saudáveis, cultivados em sistemas produtivos livres de agrotóxicos e materiais sintéticos e contribui para o fortalecimento de um novo modelo de produção agropecuária e agroindustrial, em que se leva em conta diversas questões fundamentais à sobrevivência do planeta.
Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigues
2025-08-13 16:04:37
Count answers : 28
0
De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são apenas aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável e que não prejudica o ecossistema local. Um processo de produção 100% sustentável se baseia em premissas que vão desde o não uso de agrotóxicos em plantações, como até mesmo regras que garantem a qualidade do ambiente de trabalho dos produtores e métodos sustentáveis de distribuição e comercialização. Produtos orgânicos são aqueles que, essencialmente, seguem uma rotina de produção 100% sustentável. Eles podem ser, portanto, vegetais, carnes, lácteos, cereais, bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de alimento – até mesmo veganos ou vegetarianos. Existem produtos vegetarianos e veganos que passam por produção orgânica e, por isso, são certificados como também orgânicos. É errado afirmar que todo produto orgânico é vegetariano ou vegano. Tudo produzido sem agrotóxicos e de forma sustentável.
Letícia Marques
Letícia Marques
2025-08-01 14:40:47
Count answers : 15
0
Eles são cultivados de forma natural, preservando as condições da natureza, sem o uso de agrotóxicos ou de fertilizantes químicos. Para que um alimento seja considerado orgânico, ele precisa estar livre dos aditivos artificiais. Eles devem ser cultivados sem adição de hormônios, corantes, conservantes e aromatizantes. Os alimentos orgânicos devem passar por processos específicos de plantio, com minhocultura, adubação orgânica e outras ferramentas naturais de cultivo. Esse processo é monitorado pelo Ministério da Agricultura e, dando tudo certo, o produto recebe um selo de certificação do órgão, atestando que se trata de um alimento orgânico.
Fernando Batista
Fernando Batista
2025-07-27 04:54:28
Count answers : 22
0
São chamados alimentos orgânicos aqueles que são cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado. Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas. Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio. Alimentos cultivados sem produtos químicos.
Afonso Garcia
Afonso Garcia
2025-07-17 20:13:47
Count answers : 21
0
Os Alimentos Orgânicos são aqueles alimentos cultivados de maneira sustentável mediante a agricultura biológica. Esse sistema não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar. Em outras palavras, os alimentos orgânicos são aqueles que estão isentos de produtos químicos, ou seja, de insumos artificiais. Agricultura e Pecuária Orgânica trabalha de modo sustentável, ou seja, respeitando as leis da natureza. Diversos métodos naturais são usados para enriquecer o solo e combater as pragas e doenças nas plantações. De tal modo não são utilizados produtos químicos ou fertilizantes sintéticos, preservando assim, o solo e os lençóis freáticos. Os alimentos orgânicos além de respeitarem o meio ambiente, protegendo o planeta e as futuras gerações, colaboram com uma alimentação mais saudável. Oferecem produtos mais saborosos, ricos em nutrientes e livres de produtos químicos. Atualmente existem diversos tipos de alimentos orgânicos oferecidos pelo mercado: frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos, cereais, dentre outros. Os alimentos orgânicos devem apresentar selo de certificação.
Emanuel Santos
Emanuel Santos
2025-07-17 17:01:00
Count answers : 20
0
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento. Frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais são alguns exemplos que podem ser produzidos dessa forma. A agricultura orgânica visa à conservação da fertilidade do solo, com a prática de rotação de culturas e adubação verde. Um dos princípios desse processo é retirar o mínimo possível do solo, já que ele é considerado um organismo vivo. Na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos. A conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região. Ausência de agrotóxicos - nenhum pesticida sintético é usado na agricultura orgânica, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis. A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.