:

O que comer para melhorar o sistema cardiovascular?

Marco Sá
Marco Sá
2025-06-24 16:29:58
Count answers : 12
0
A COMIDA NÃO É SÓ COMIDA. ELA É MEDICINA — OU VENENO. Aqui está uma lista que não foi feita para te assustar, e sim para te armar de informação prática e transformadora: 1. Peixes gordurosos combatem inflamações, reduzem triglicérides e protegem contra arritmias. 2. Azeite de oliva extra virgem reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. 3. Aveia age como uma esponja no seu intestino, absorvendo o excesso de colesterol. 4. Abacate ajuda na redução do colesterol e ainda dá aquela força no controle da pressão arterial. 5. Frutas vermelhas combatem os radicais livres e reduzem o risco de infartos e AVCs. 6. Castanhas e nozes são ricas em gorduras insaturadas, magnésio e selênio. 7. Folhas verdes escuras ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo de sangue. Reduza o consumo de: Ultraprocessados Açúcares ocultos Gorduras trans.
Marco Rodrigues
Marco Rodrigues
2025-06-24 15:24:45
Count answers : 17
0
Alimentação é um dos fatores que influenciam em doenças cardiovasculares. Com algumas mudanças no cardápio, é possível cuidar melhor do seu coração. A Dieta Cardioprotetora Brasileira é indicada para quem tem fatores de risco. Frutas, oleaginosas, legumes e verduras, fibras como aveia e linhaça, gorduras encontradas no azeite e peixes contribuem para a saúde e bom funcionamento do órgão. Invista em frutas, legumes e verduras. Dividir o prato de arroz, feijão e proteína com legumes e vegetais no almoço. Comer frutas no café da manhã, talvez juntar o iogurte do lanche a uma maçã. Grãos, como feijões, lentilhas, grão-de-bico e outros, agem na redução do colesterol LDL. Além das fibras de frutas, legumes, verduras e grãos, invista também em linhaça e aveia. As fibras ajudam a reduzir a absorção de colesterol e açúcar pelo corpo. Mais uma dica: se possível, dê preferência a alimentos e temperos caseiros.
Eduarda Pinto
Eduarda Pinto
2025-06-24 12:43:59
Count answers : 18
0
Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. A linhaça é considerada um alimento funcional, sendo uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose no sangue. A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. As leguminosas, como lentilhas, grão e feijão, contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. O vinho tinto contém resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL. A aveia possui fibras solúveis e insolúveis que diminuem a absorção do colesterol e açúcares e prevenem doenças cardiovasculares. Os frutos secos são ricos em gordura monoinsaturada, que diminui os níveis sanguíneos do colesterol LDL e aumenta o HDL. Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e agentes anticancerígenos. O azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo considerada uma das mais saudáveis, com benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares comprovados cientificamente. Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, contribuindo para a eliminação de toxinas, proteção contra infeções e prevenção do envelhecimento prematuro.
Ângelo Henriques
Ângelo Henriques
2025-06-24 11:50:07
Count answers : 11
0
Existem alguns alimentos que, comprovadamente, fazem bem ao coração. Um dos alimentos que fazem bem ao coração é o abacate porque contém ômega 9, um tipo de gordura boa para o organismo e várias vitaminas do complexo B. Outros alimentos que fazem bem ao coração incluem aveia, linhaça, castanhas, azeite extravirgem, peixes de água fria e vinho ou suco de uva integral. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para o coração, como ômega 3, vitaminas e minerais, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, é importante fazer exercícios físicos periódicos, não fumar e diminuir o sobrepeso para promover a saúde do coração e do corpo. Ingerir esses alimentos de forma regular e equilibrada pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e manter o coração saudável. É recomendado consumir meia xícara de aveia por dia, uma castanha-do-pará, duas nozes ou quatro amêndoas todos os dias, e incluir 100 gramas de peixes de água fria nas refeições, duas vezes por semana. Também é importante consumir esses alimentos de forma natural e não processada, para evitar a adição de substâncias nocivas ao coração.