:

O café faz mal para a próstata?

Sofia Torres
Sofia Torres
2025-08-03 20:05:20
Count answers : 16
0
Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer. Aqueles que tomavam seis ou mais xícaras de café por dia tinham 59% menos chances de ter a forma avançada da doença, comparados àqueles que não tomam café. Não seria apenas a cafeína a responsável pelos benefícios encontrados na pesquisa, pois aqueles que consumiam o café descafeinado apresentaram uma redução similar nos riscos. O café contém outros compostos benéficos, como antioxidantes e minerais, que poderiam cumprir um papel na prevenção do câncer de próstata. O café tem efeitos sobre o metabolismo da glicose e da insulina, assim como sobre os hormônios sexuais – fatores que cumprem um papel no câncer de próstata.
Matheus Borges
Matheus Borges
2025-07-22 20:52:47
Count answers : 25
0
O consumo de pelo menos duas xícaras de café por dia pode aumentar a sobrevida de homens diagnosticados com câncer de próstata. Pesquisas anteriores sobre o café e seus potenciais benefícios à saúde, com antioxidantes que podem afetar a inflamação, o tornaram um assunto interessante. A alta ingestão de café foi associada a uma maior sobrevida específica do câncer de próstata em homens que tinham o genótipo CYP1A2 AA, descobriram os pesquisadores. Há uma chance no futuro, com pesquisas adicionais, de que olhar para coisas como o que fazer em sua dieta com base em certos grupos de pacientes possa ser algo que seja usado para aumentar o tratamento de homens diagnosticados com câncer de próstata. Pode se tornar parte de uma série de coisas que os médicos e outros analisam quando estão tratando homens com câncer de próstata.
Miguel Pires
Miguel Pires
2025-07-16 03:48:50
Count answers : 18
0
Mas, você sabia que o café também pode reduzir o risco de câncer de próstata. Os pesquisadores avaliaram publicações envolvendo cerca de 1,1 milhão de pessoas e 57.732 casos de câncer de próstata e o consumo de café foi avaliado através de questionários enviados aos participantes. As análises mostraram que os indivíduos com o maior consumo de café tiveram um risco cerca de 9% menor de desenvolver câncer. Outras análises sugeriram que, para cada xícara adicional de café consumida a cada dia, o risco de câncer diminuiu em quase 1%. No entanto, o mecanismo pelo qual ocorre essa redução de risco não está claro. Portanto, beba café, mas consulte rotineiramente um urologista.
Edgar Marques
Edgar Marques
2025-07-07 15:46:47
Count answers : 19
0
Consumo moderado de café todos os dias pode ser benéfico na redução do risco de várias doenças crônicas, como câncer de próstata. Entre os homens que tiveram ou têm esse câncer, o café também pode ajudar a prevenir a recorrência ou retardar a progressão da doença, de acordo com vários estudos. Em uma revisão publicada em 2021 no British Medical Journal com uma meta-análise de 16 estudos, concluiu-se que uma maior ingestão de café pode estar associada a um menor risco de câncer de próstata. Os homens do estudo que beberam mais café tiveram um risco 60% menor de desenvolver câncer de próstata fatal. Esse benefício do café foi observado independentemente de ser descafeinado ou regular. A redução do risco não parece ser devido à cafeína. Quatro ou mais xícaras de café por dia podem ajudar a retardar a progressão da doença, bem como prevenir o retorno do câncer. Três xícaras de café por dia estão associadas a um risco 30% menor de câncer de próstata letal. Mesmo beber de uma a três xícaras de café por dia foi associado a um risco 30% menor de câncer de próstata letal. O café é rico em flavonóides e polifenóis, compostos que atuam como antioxidantes, reduzem a inflamação e regulam a insulina, os quais podem desempenhar um papel no câncer de próstata. Estudos recentes demonstraram que os produtos químicos do café, como os diterpenos cafestol e kahweol, têm capacidade reconhecida de combater o câncer de próstata. Um estudo de 2015 conduzido na Noruega indicou que homens que bebem café fervido têm menos probabilidade de ter câncer de próstata em comparação com homens que bebem café filtrado.
Cristiano Pacheco
Cristiano Pacheco
2025-07-07 13:59:31
Count answers : 20
0
Homens com próstata aumentada devem ser cautelosos sobre beber bebidas com cafeína, pois elas podem afetar significativamente a função urinária. A cafeína atua como um diurético, o que significa que pode aumentar a necessidade de urinar com mais frequência. Micção frequente pode piorar a urgência urinária e levar a idas mais frequentes ao banheiro, ambas as quais são angustiantes sintomas de HPB. Homens com HBP precisam limitar ou evitar bebidas com cafeína para controlar melhor seus sintomas e melhorar seu conforto geral. Bebidas com cafeína a evitar: Café Chá preto Bebidas energéticas Refrigerantes com cafeína.
Micael Maia
Micael Maia
2025-07-07 12:42:17
Count answers : 15
0
O café tem efeitos sobre os metabolismos da insulina e glucose, bem como sobre os níveis hormonais, factores que desempenham um papel importante no desenvolvimento de cancro da próstata. A ingestão aumentada de café pode reduzir o risco de cancro da próstata em cerca de 60%. O estudo envolveu cerca de 50000 homens durante 4 anos, verificando um risco significativamente menor de desenvolvimento de formas agressivas de cancro da próstata, em homens que consomem mais café.