Depois do treino é aconselhado comer alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, pão integral, banana, uva, aveia e arroz integral.
Isso porque esses alimentos ajudam a repor a energia gasta durante o treino.
Já as proteínas como leite, iogurte, queijo, ervilha, soja, ovo e frango, quando consumidas no pós-treino, ajudam a restaurar as fibras musculares, mantendo os músculos ou ajudando na hipertrofia.
A alimentação após o treino deve ser feita nos primeiros 30 minutos a 1 hora após o exercício físico, sendo importante consumir alimentos saudáveis e ricos em carboidratos e proteínas.
Alguns lanches saudáveis para o pós-treino são: Iogurte natural com uva e aveia; Panqueca de banana, com aveia e clara de ovo; Vitamina de leite com maçã e banana; Wrap de frango com ovo e tomate.
É aconselhado consultar o nutricionista para elaborar uma dieta individualizada.
No entanto, as quantidades de alimentos que devem ser consumidos após o treino variam conforme o tipo e a duração do treino, os objetivos e o peso da pessoa.
Os alimentos indicados após o treino incluem: Alimentos ricos em carboidratos, Alimentos ricos em proteína e Gorduras saudáveis.
Além disso, é recomendado repor os eletrólitos, como sódio e potássio, que são perdidos durante o treino.
Para repor os eletrólitos, pode-se consumir frutas, vegetais de folhas verdes, peixes gordurosos, laticínios com pouca gordura, nozes e sementes.
Também é muito importante beber água, para hidratar o corpo após a perda de líquidos durante os exercícios.
Pode-se também fazer água saborizada, adicionando fatias de limão, abacaxi ou pepino à bebida.