:

Qual a melhor refeição para quem treina?

Hugo Silva
Hugo Silva
2025-07-06 04:24:50
Count answers : 10
0
Para quem treina, uma boa alimentação faz toda a diferença não só para os resultados, mas também na hora de fazer os exercícios. De acordo com a nutricionista Sol Meneghini, ter um bom rendimento nutricional ajuda a aumentar a disposição, reduz a fadiga e melhora a recuperação muscular. A profissional indicou 13 alimentos que podem melhorar a performance no treino. A aveia fornece carboidratos e proteínas e é rica em fibras, o que aumenta a saciedade durante todo o treino. A banana é rica em potássio e frutose, auxilia os músculos e diminui parte do estresse fisiológico. As frutas vermelhas repletas de vitamina C e outros antioxidantes, o que melhora a fadiga, acelera a recuperação pós treino e combate os radicais livres. O coco pode ser ingerido tanto como fruta ou através da água, que é um excelente hidratante natural para o corpo. Os ovos são fonte de proteínas, os ovos fazem parte da lista fixa de quase todos os atletas que querem melhorar a alimentação já que são ótimos para reconstruir músculos. O frango é rico em proteínas. Os grãos integrais são repletos de fibras, carboidratos e proteínas. A pasta de amendoim também é rica em proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais. O espinafre pode ajudar a gerar energia porque o nitrato de sódio, presente em sua composição, é capaz de contribuir para a entrada de mais nutrientes no músculo. A beterraba é fonte de carboidratos e também contém nitrato, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e levar mais oxigênio aos músculos. A batata doce rica em fibras e carboidratos, além de conter micronutrientes como vitamina A e potássio, que auxiliam na reconstrução muscular.
Matheus Baptista
Matheus Baptista
2025-06-24 05:25:04
Count answers : 19
0
Depois do treino é aconselhado comer alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, pão integral, banana, uva, aveia e arroz integral. Isso porque esses alimentos ajudam a repor a energia gasta durante o treino. Já as proteínas como leite, iogurte, queijo, ervilha, soja, ovo e frango, quando consumidas no pós-treino, ajudam a restaurar as fibras musculares, mantendo os músculos ou ajudando na hipertrofia. A alimentação após o treino deve ser feita nos primeiros 30 minutos a 1 hora após o exercício físico, sendo importante consumir alimentos saudáveis e ricos em carboidratos e proteínas. Alguns lanches saudáveis para o pós-treino são: Iogurte natural com uva e aveia; Panqueca de banana, com aveia e clara de ovo; Vitamina de leite com maçã e banana; Wrap de frango com ovo e tomate. É aconselhado consultar o nutricionista para elaborar uma dieta individualizada. No entanto, as quantidades de alimentos que devem ser consumidos após o treino variam conforme o tipo e a duração do treino, os objetivos e o peso da pessoa. Os alimentos indicados após o treino incluem: Alimentos ricos em carboidratos, Alimentos ricos em proteína e Gorduras saudáveis. Além disso, é recomendado repor os eletrólitos, como sódio e potássio, que são perdidos durante o treino. Para repor os eletrólitos, pode-se consumir frutas, vegetais de folhas verdes, peixes gordurosos, laticínios com pouca gordura, nozes e sementes. Também é muito importante beber água, para hidratar o corpo após a perda de líquidos durante os exercícios. Pode-se também fazer água saborizada, adicionando fatias de limão, abacaxi ou pepino à bebida.
Jaime Vaz
Jaime Vaz
2025-06-24 05:24:32
Count answers : 18
0
A primeira escolha é a mais óbvia: carboidratos, de preferência os simples, que são rapidamente digeridos pelo corpo e fornecem energia imediata. Mas ele não é a única opção. As proteínas também podem ser incluídas nesse momento do dia para ajudar a manter a glicemia estável durante todo o treino. Exemplos de alimentos para comer no pré-treino: Banana, Pasta de amendoim integral sem açúcar, Pasta de castanhas integral, Pão integral com queijo, Atum, Ovo, Queijo cottage ou ricota, Tapioca com alguma fonte de proteína, Batata-doce, Iogurte integral e uma fruta. A recomendação é ficar em cerca de duas fatias de pão integral, uma porção de fruta, um copo de iogurte, e uma colher de proteína. Faz diferença se vou treinar aeróbico ou força? Não. Nos dois casos, o corpo precisa de energia para funcionar e conseguir realizar o treino até o final. Por isso, o ideal é sempre incluir uma fonte de carboidrato e, se necessário, uma de proteína ou ainda de gordura boa.
Margarida Miranda
Margarida Miranda
2025-06-24 04:17:08
Count answers : 20
0
Algo simples como aveia e banana no café da manhã, ou iogurte grego com mirtilo no lanche da tarde, resolveria o problema sem perder tempo em um dia agitado. A aveia fornece carboidratos complexos e proteínas para ajudar no progresso do treino, mas também é repleta de fibras para que você se sinta satisfeito por mais tempo. A batata-doce é outra grande fonte de carboidratos complexos, rica em fibras e contém micronutrientes vitais, como vitamina A, potássio e riboflavina, todos os quais auxiliam no processo de construção muscular. Há muitas opções saudáveis que acompanham perfeitamente a batata-doce, indo de vegetais como pimentão, couve e berinjela a frango, salmão e feijão. Além disso, alimentos integrais como bananas, mirtilos, amêndoas, beterraba e peixes gordurosos também são excelentes opções para incorporar em sua dieta para maximizar os resultados do treino.
Francisco Jesus
Francisco Jesus
2025-06-24 02:41:50
Count answers : 25
0
As principais refeições já garantem energia para exercícios leves a moderados. Os carboidratos são parte dos melhores alimentos pré-treino. Os sucos naturais ou integrais de fruta são uma ótima maneira de garantir energia imediata para o treino. A batata-doce é uma fonte de carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico. O suco de laranja é ótimo para consumir antes de treinar. Um sanduíche de pão integral com pasta de atum é uma boa opção, já que mistura o carboidrato do pão com a proteína do peixe. Abacate com ovo é uma ótima combinação. Bolacha de arroz são ótimas fontes de carboidrato para o pré-treino. Uma barrinha de proteína também pode ser consumida antes de ir para a academia. Os potinhos de aveia adormecida são fontes de carboidrato. O açaí é uma fonte de carboidrato que também possui cafeína. O frango com batata-doce é uma boa refeição principal, que deve ser feita 1h30 antes de começar a malhar.