O que comer para ter mais fôlego?

Marco Matos
2025-07-17 22:45:40
Count answers
: 17
Esse alimento é um queridinho dos corredores por ser fácil de consumir e garantir bastante energia para o corredor. A banana é uma ótima alternativa não só por garantir a energia necessária para uma corrida, mas também por ter um alto índice de potássio, o que evita câimbras e também a perda de minerais ocasionada pelo suor. A pasta de amendoim integral também é uma ótima opção para quem quer ter disposição na hora da corrida. A pasta de amendoim é uma boa fonte de vitamina E, além de ser um alimento antioxidante. Você pode consumir a pasta de amendoim com bolachas, panquecas, e também com frutas como a própria banana.
Mingau de aveia pode parecer uma comida própria dos nossos avós, mas a verdade é que é uma ótima alternativa para se consumir antes da corrida. É um alimento rico em carboidratos, mas com baixo índice glicêmico, o que garante bastante energia por mais tempo. Alimentos integrais são carboidratos complexos, ou seja: eles te fornecem energia mas o açúcar não sobe e desce tão rápido como com os carboidratos comuns. Se você é do tipo que treina à tarde, almoçar um macarrão integral pode ser uma boa para ter disposição para a corrida.
Sim, o café não é responsável por te dar apenas a energia necessária para começar o dia. A bebida também pode te auxiliar na hora da corrida, especialmente em treinos intervalados que exigem picos de energia.

Núria Carneiro
2025-07-17 22:45:16
Count answers
: 18
Para ter mais fôlego, alguns alimentos são fundamentais para a dieta de um corredor. Os brotos são fontes de muitos nutrientes e sabor, capazes de combater os radicais livres e retardar o envelhecimento, garantindo sensação de saciedade e mais energia. As oleaginosas contêm vitamina E, minerais importantes como magnésio, ferro, cálcio e potássio, fornecendo a energia necessária para terminar um treino. Os cereais integrais, como trigo, milho, aveia e centeio, são uma boa opção de fonte de vitaminas, fibras alimentares e proteínas, gerando mais energia e disposição para o corpo. A tapioca é uma boa alternativa para os corredores, pois não contém glúten e possui baixo teor de proteínas e gorduras, oferecendo energia e saciando a fome pré ou pós-treino. A lentilha é ideal para o consumo antes de provas de longa distância, pois possui baixo índice glicêmico e fornece energia de forma constante. Os citrinos são a melhor fonte de vitamina C, fornecendo energia para o corredor e facilitando a digestão. A banana é rica em potássio, fibras e minerais, sendo indispensável para a produção de energia e ajudando na função muscular.

Tiago Rodrigues
2025-07-17 22:31:55
Count answers
: 16
Alimentos que aumentam a resistência, como grãos integrais, frutas, feijão, legumes e vegetais ricos em amido, são boas fontes de carboidratos que mantêm os níveis de açúcar no sangue por mais tempo. Uma vez que os carboidratos são os fornecedores mais eficientes de energia de curto prazo para nossos músculos, eles são uma grande fonte de combustível para o desempenho físico. Comer um pequeno lanche contendo carboidratos – como uma torrada com geleia ou uma banana coberta com mel e canela – cerca de 30 a 60 minutos antes do treino pode ajudar a evitar uma queda no desempenho. Se você está procurando experimentar novos alimentos para aumentar a resistência, pode tentar comer beterraba ou beber suco de beterraba, assim como aipo, erva-doce e folhas verdes como rúcula e espinafre, que contêm muitos nitratos. Comer alimentos ricos em nitrato tem sido associado ao aumento da resistência e tolerância ao exercício durante exercícios de alta intensidade, aumentando o fluxo sanguíneo e a disponibilidade de oxigênio para os músculos.

Diego Baptista
2025-07-17 18:01:17
Count answers
: 18
Para ter mais fôlego, é importante saber o que comer horas ou minutos antes de iniciar uma atividade física, como correr, pois isso ajuda a se livrar de riscos à saúde.
Batata doce é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e proporcionam fornecimento constante de energia durante a corrida.
Além disso, contém boa quantidade de fibras, que ajudam na manutenção da saciedade e na regulação dos níveis de glicose no sangue.
Banana é uma opção com rápida absorção de energia e que há também alto teor de potássio.
É uma fonte rápida de energia devido ao seu teor de carboidratos simples, especialmente de glicose e frutose.
Facilmente digeridas e fornecem uma rápida reposição de glicogênio muscular.
O seu alto teor de potássio também ajuda na prevenção de cãibras musculares e mantém a função muscular adequada na corrida.
Aveia é uma excelente fonte de carboidratos complexos e fibras solúveis, que ajudam a manter os níveis de energia estáveis na prova.
Também contém vitaminas do complexo B, que desempenham um papel fundamental no metabolismo energético e ajudam a converter os carboidratos em energia utilizável pelo corpo.
O carboidrato é a principal fonte de combustível para os músculos durante o exercício.
Quando consumidos se convertem em glicose, armazenada nos músculos e no fígado na forma de glicogênio.
Read also
- O que comer ao ar livre?
- Qual a melhor refeição para quem treina?
- O que comer para quem treina em casa?
- O que é bom comer no almoço para quem faz academia?
- O que comer nas refeições livres?
- Qual a alimentação certa para quem faz musculação?
- O que devo comer de 3 em 3 horas para ganhar massa muscular?
- O que comer pela manhã quem treina?
- Quais são 12 alimentos ricos em proteína?