:

Quais são as desvantagens do HIIT?

César Domingues
César Domingues
2025-06-13 17:22:53
Count answers : 14
0
Praticado em excesso, aumenta os riscos de arritmias cardíacas, além de provocar danos estruturais ao coração. Se você possui uma predisposição ou alguma patologia cardíaca, é importante realizar esse treino com segurança, após uma avaliação médica que aponte seu nível de aptidão física. O treinamento de alta intensidade é mais indicado para indivíduos já adaptados ao exercício físico, ou seja, não é aconselhado para sedentários. É importante salientar que iniciante é toda pessoa inativa ou que está há menos de seis meses treinando de forma sistemática. O maior tempo destinado a recuperação, nesse estágio inicial, permite ganhar condicionamento físico ao mesmo tempo que não sobrecarrega o coração. Por isso, nestes casos, não tem muito como fugir dos treinos mais volumosos. É preciso que haja um processo de adaptação, com aumento gradual da intensidade. Portanto, para alguém que não tem um histórico de treinamento e que está sedentário, não tem jeito, precisamos de um processo adaptativo mais lento e menos intenso.
Artur Neves
Artur Neves
2025-06-08 08:12:17
Count answers : 10
0
Esse tipo de treinamento tem muitos pontos positivos, mas reduzir nosso treinamento apenas a esse tipo de exercício não é completo. A escolha de exercícios durante a prática é suficiente para mantê-lo ativo, mas não é a melhor maneira de atingir metas específicas ou melhorar seu desempenho de forma eficiente. Não é o milagre para melhorar a composição corporal ou desenvolver suas capacidades físicas como atleta. Em um determinado momento, reduzir ainda mais o descanso começará a ser prejudicial, pois afetará negativamente a intensidade do próximo intervalo. Se você experimentar essa rotina e achar que ela é muito exigente, isso é normal. Lembre-se de que ela é uma treinamento de alta intensidade Como o próprio nome diz, você precisa ser capaz de perceber que se trata de um trabalho sério. Mas você precisa ser capaz de realizá-lo, caso contrário, não faz sentido.
Dinis Neto
Dinis Neto
2025-05-28 05:07:52
Count answers : 13
0
Também temos algumas desvantagens, devido o treino ser de alta intensidade, deixando o nosso organismo acima do nosso limite, pode gerar inúmeros desconfortos. Náusea pode ocorrer devido a má alimentação antes do exercício, não dando tempo para uma digestão adequada. Ou pelo aumento de ácido lático, que em excesso deixa o sangue ácido e para o sangue normalizar manda o ácido para o estômago para que seja expelido. Tontura intensidade altas geram maior aumento da pressão arterial seguidas de quedas rápidas da pressão, principalmente com exercícios resistido. Em um agachamento, por exemplo, o músculo fica contraído pressionando a artéria, o coração bate mais forte e mais rápido, para suprir a demanda, imagine a pressão que essa artéria e todo o sistema circular sofre, quando termina atividade o músculo relaxa liberando a passagem da artéria, nesse momento temos uma forte queda da pressão o que gera tonturas e desmaios. Devido ao processo que explicamos acima, pode se ocorrer desmaios em treinos de HIIT. O maior consumo de nutrientes e o aumento de sudorese provoca desidratação e perda de eletrólitos, o que pode gerar uma dor de cabeça momentânea. Devido ao maior consumo de nutrientes e alto nível de estresse muscular é possível ter câimbras durante ou após os treinos. Levar o músculo em seu nível máximo pode promover lesões, principalmente quando há fortes sinais de fadiga e quando o movimento do exercício não está correto. Treino em alta intensidade em excesso pode provocar a morte das células muscular, a célula muscular ao morrer libera o mioglobina para corrente sanguínea que é totalmente tóxica, podendo gerar uma insuficiência renal.
Martim Nogueira
Martim Nogueira
2025-05-28 04:01:14
Count answers : 13
0
No entanto, apesar de se sentir como se estivessem empurrando o corpo para o máximo desempenho, acontece que há uma quantidade certa de treino HIIT semanal, caso contrário, toda essa intensidade trará o efeito contrário. Uma nova pesquisa mostra que há um ponto de inflexão específico quando HIIT em excesso deixa as pessoas incapazes de alcançar a zona de 90% + ritmo cardíaco – a característica típica de um treino HIIT e um ingrediente chave para produzir efeitos transformadores de aptidão – e mais propenso a lesões. Como se sabe, muito HIIT pode realmente trazer mais mal do que bem. “Esses resultados vêm da maneira mais difícil possível por um curto período de tempo, descansando e depois repetindo. Mas nossas descobertas de pesquisa nos dizem que estabelecer mais de 40 minutos de HIIT por semana não ajudam a alcançar efeitos transformadores, na verdade, dificultam”. O risco de lesão se intensifica -. Dependendo do nível de condicionamento físico e de outras intensidades da sessão de treinamento, se os praticantes gastarem mais de 40 minutos por semana com frequência cardíaca acima de 90% no máximo (como ocorre durante a maioria dos exercícios HIIT), a incidência de lesões e sintomas de excesso de treinamento aumentam. “Por exemplo“, acrescenta Gottschall, “quando você está cansado, o núcleo não pode suportar adequadamente o tronco, aumentando a probabilidade de lesões no ombro ou parte inferior das costas.”